Saiba por que o planejamento empresarial não precisa esperar a virada de ano

Saiba por que o planejamento empresarial não precisa esperar a virada de ano
17/12/2018 Comentários desativados em Saiba por que o planejamento empresarial não precisa esperar a virada de ano Blog,Gestão Marketing

Ano novo, vida nova! Pelo menos é isso que a gente ouve sempre que a virada de ano se aproxima, não é verdade? É justamente nessa época que fazemos promessas e planos para o futuro, não só na vida pessoal como também em relação ao planejamento empresarial. Mas será que um novo ano é mesmo o que precisamos para listar nossas resoluções?

Bom, é claro que não há nada de errado em encarar o ano que se aproxima como um novo ciclo, capaz de trazer as mudanças que tanto desejamos. No entanto, nós precisamos esperar por uma data específica para fazer planos e, só a partir daí, executá-los? A resposta depende de cada um, mas para você pensar mais sobre o assunto, nós propomos algumas reflexões para começar 2019 com o pé direito!

Pense no passado e no presente

Estamos acostumados a ouvir que um ano novo pode trazer uma vida nova. Mas, principalmente quando tratamos do meio empresarial, não é exatamente assim que acontece. Apesar da mudança de exercício, tudo aquilo que estava correto ou errado no ano anterior pode voltar a ocorrer no próximo ano caso nenhuma mudança seja feita.

Isso quer dizer que, mesmo que você tenha estabelecido metas ambiciosas no seu planejamento empresarial, elas não sairão do papel a menos que você pense sobre o passado e o presente do negócio que comanda. Digamos, por exemplo, que você queira aumentar a produtividade da sua empresa em 30% no próximo ano.

Porém, durante todo o período anterior você sofreu com um gargalo de produção que não conseguiu identificar. Além disso, seu principal fornecedor tem atrasado as entregas, prejudicando a produção e a venda das suas mercadorias. Nesse caso, como fazer do ano novo uma vida nova sem resolver os problemas que prejudicaram o seu ano anterior?

O que queremos dizer é que planejar, sem dúvida, é fundamental. Mas, para que as suas resoluções realmente se tornem realidade, é preciso mais do isso: é necessário olhar para o passado e para a atual situação do seu negócio, ou mesmo da sua vida pessoal, a fim colocar tudo nos eixos e favorecer a realização das suas metas.

Adquira novos hábitos no novo ano

No mesmo sentido do tópico anterior, adquirir novos hábitos também pode ser uma boa solução para fazer do ano novo uma vida nova ou, pelo menos, para melhorar os resultados nesse período. Investir no autoconhecimento, por exemplo, é uma ótima estratégia para conhecer suas forças, fraquezas e o seu propósito. E isso pode motivar você ainda mais para o próximo ano.

Além de dedicar tempo ao conhecimento técnico, cultive também a sua inteligência emocional. Isso é importante para aprender a lidar com o fracasso, com o sucesso e com as outras pessoas que estão ao seu redor. Entender como gerir melhor o seu tempo também é uma ótima pedida. Assim, você passa menos tempo ocupado e mais tempo produzindo de fato.

Entenda que o planejamento empresarial não precisa esperar a virada

Muitas pessoas aproveitam o fim de ano para fazer um balanço de tudo o que ocorreu nesse período e, a partir disso, traçar metas para o novo ano. Na maioria das empresas, essa também é uma prática comum e, é claro, não há nada de errado nessa atitude.

O que queremos reforçar é que não é necessário esperar pela virada para fazer o seu planejamento empresarial, nem mesmo o pessoal. O tradicional balanço de fim de ano, por exemplo, pode ser feito a cada mês, utilizando métricas e indicadores de desempenho (KPIs). Com isso, é possível analisar os resultados e planejar as ações do mês seguinte, sempre com base no planejamento estratégico do negócio.

Atitudes como essa oferecem um maior controle sobre os resultados e favorecem a produtividade e a qualidade em todos os setores. Por isso, não espere pela virada de ano para pensar sobre o seu futuro ou sobre o futuro da sua empresa. Essa é uma tarefa para fazer todos os dias.

Guia do planejamento orçamentário

Como você viu, não é preciso esperar pelo novo ano para começar a viver uma vida nova com o seu planejamento empresarial ou pessoal. Para realizar as mudanças que você deseja, é importante refletir sobre o que você já vem fazendo e sobre os hábitos que podem contribuir para essas mudanças. E isso não depende de data!

E então, como você tem se preparado para colocar em prática as mudanças que deseja? Conte as suas experiências aqui nos comentários! E fique de olho no nosso blog, aqui sempre tem conteúdo sobre práticas de gestão que podem favorecer o seu negócio!

Tags
Sobre o autor