Como aumentar a produtividade na indústria sem abrir mão da qualidade

Como aumentar a produtividade na indústria sem abrir mão da qualidade
17/04/2018 No Comments Blog,Gestão Luiz Cunha

Manter os índices de produtividade na indústria a todo vapor é a meta dos sonhos de qualquer negócio, e não é difícil entender o motivo: produção veloz e bem equilibrada no ambiente fabril é sinônimo de saúde financeira, competitividade acirrada e mercado aquecido. Parece até uma receita que não tem como dar errado, mas é nesse ponto que o gestor precisa ter um cuidado extra.

Sacrificar a qualidade do produto final em nome dos altos índices de entrega é perigoso para a consolidação no mercado, prejudica a imagem da marca e pode colocar em risco todo o planejamento de vendas. Por isso, o investimento em políticas de qualidade, solução de problemas e otimização dos resultados é tão importante como parte do processo para aumentar a produtividade na indústria sem perder a qualidade e manter o faturamento sempre positivo.

Para começar, vale lembrar que a busca por soluções que aumentem a produtividade é extremamente válida em qualquer setor da indústria — não vamos esquecer que um dos grandes pilares para manter os preços competitivos nesse mercado leva em consideração a capacidade produtiva das empresas, que buscam alternativas na tecnologia para potencializar ao máximo seus processos.

O alerta serve para chamar a atenção do empreendedor aos procedimentos mais práticos e funcionais que podem ser adotados para alcançar esse objetivo. Também é importante lembrar que todos eles passam, quase obrigatoriamente, por uma cuidadosa análise do modus operandi do seu negócio em busca dos principais gargalos e, daí em diante, pelo planejamento de ações para transformar definitivamente o seu cenário.

Aumentando a produtividade na indústria com foco nos processos

Quando falamos na potencialização da produtividade na indústria, uma das primeiras variáveis que podem cruzar a mente do gestor é a qualificação profissional da equipe. Afinal, é indiscutível que uma equipe especializada e bem preparada faça parte da matemática básica para otimizar a geração de resultados. Mas nem sempre o gargalo está aí. Por vezes, quando uma análise da gestão indicar que alguns procedimentos estão tomando mais tempo do que o esperado, é possível que o grande obstáculo esteja no processo.

Por isso, cabe ao empreendedor dedicar um tempo para observar a produção com um olhar mais criterioso em busca de processos falhos, retrabalho e rotinas pouco eficientes. Depois, é preciso redefinir os processos da empresa, listando as rotinas que os compõem e os checklists que os trabalhadores devem conferir a cada etapa. Lembre-se: um fluxo de trabalho mais claro e bem definido é o primeiro passo para evitar erros e, consequentemente, aumentar a produtividade na indústria.

Gestão industrial

Sua empresa precisa falar uma só língua

Mesmo com os processos tendo um peso tão significativo no balanço da sua produtividade, eles não são os únicos obstáculos no caminho para uma entrega mais eficiente. A forma como a sua empresa se comunica e divulga a marca e o produto, interna e externamente, também é fundamental. Existe uma máxima que diz que a comunicação é a mais democrática das ferramentas, e esse é um conceito que pode facilmente ser implementado na rotina empresarial.

Para evitar inconsistências ou ruídos no que cada colaborador, gestor ou vendedor interpreta, vale organizar todas as informações da sua marca em um único portal, por exemplo, que pode ser consultado a qualquer momento por eles. Com todo esse material centralizado, você e suas equipes conseguem encontrar as informações que precisam com rapidez sempre que precisarem. Assim, você não perde horas com a busca de arquivos espalhados em lugares diferentes e pode dedicar mais tempo para gerar valor e resultados para a indústria.

Sabemos também que toda a rotina de produtividade das empresas passa por uma efetiva troca de informações entre todos os setores, tanto nas esferas de gestão quanto nas de produção. Em outras palavras, é fundamental que a comunicação, o acesso e a troca de informações seja eficiente — assim, o gestor evita ruídos, interpretações erradas e a falta de uma linha condutora das ideias e ações. Por isso, os canais de comunicação precisam ser muito bem desenhados e alinhados em todos os níveis, fazendo com que o diálogo ocorra de maneira ágil. Com o uso de métodos mais eficientes, o time cumprirá seus afazeres com maior agilidade ao mesmo tempo em que prezará pela qualidade do produto.

Tecnologia a favor do gestor

O mercado, hoje, oferece um portfólio bastante vasto de sistemas de gestão automatizados que podem facilitar o controle de qualidade dos seus produtos, de ferramentas de gestão para centralizar as informações dos seus processos e de tecnologias para mapear as operações. Em resumo, queremos dizer que é possível contar com soluções que descomplicam uma verdadeira montanha de dados e estatísticas, colocando o controle do negócio nas suas mãos. Vale usar e abusar desses softwares, afinal, a tecnologia está presente para ajudar você a aumentar a produtividade na indústria e, consequentemente, maximizar cada vez mais os resultados.

Entre as ofertas, podemos citar os softwares de gestão integrada (ERP). Aqui na Teklamatik, oferecemos o ERP Radar Empresarial, desenvolvido pela WK Sistemas. Ele foi projetado para automatizar processos com segurança, maximizar resultados e minimizar riscos, integrando todas as áreas da indústria. É uma solução completa, que permite gerenciar e integrar operações, desde a área de vendas e produção até a controladoria, independentemente do porte ou segmento do seu negócio.

Quer saber mais sobre o nosso ERP e como ele pode alavancar a produtividade na indústria? Entre em contato com a gente. Temos sempre uma equipe disponível para auxiliar você!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?