Como está o seu planejamento empresarial para 2019?

Como está o seu planejamento empresarial para 2019?
04/12/2018 Comentários desativados em Como está o seu planejamento empresarial para 2019? Blog,Gestão Marketing

Na vida pessoal, é comum que tiremos um tempinho entre as festas de fim de ano para refletir sobre o período que passou e estabelecer algumas metas para o próximo ano, não é verdade? Mas e em relação ao seu negócio, como anda o planejamento empresarial para 2019?

A virada de ano pode ser um bom momento para projetar ações a fim de melhorar os resultados da empresa! E em 2019 esse planejamento se torna ainda mais importante se considerarmos as atuais incertezas no cenário econômico: a estimativa para o próximo ano é que a taxa de crescimento seja de 2% a 3%, índice que aponta uma recuperação lenta da economia brasileira.

Diante disso, a melhor opção é planejar para evitar surpresas e desenvolver ações com mais assertividade! E pensando nisso, nós elencamos algumas dicas sobre o que fazer e analisar ao elaborar o seu planejamento empresarial para 2019. Confira!

1 – Faça um balanço do ano anterior

Antes de começar a planejar o ano que vem, que tal avaliar como foi 2018 para a sua empresa? Fazer um balanço do período que passou é um processo capaz de gerar insights importantes para que você possa identificar melhorias e implantá-las nos próximos semestres.

Uma boa forma de fazer isso é se reunir com os gestores de cada setor e estimulá-los a falar sobre o que deu certo e o que não trouxe benefícios em seus departamentos. Assim, juntos, vocês podem avaliar as possíveis causas dos bons e dos maus resultados para pensar as ações para o próximo ano.

Os indicadores de desempenho (KPIs) e outros índices específicos de cada área também devem ser utilizados. Você pode, por exemplo, fazer uma comparação entre os números do negócio de cada mês e analisar possíveis quedas ou crescimentos em períodos específicos, que podem indicar fatores de atenção tanto para evitar perdas como para melhorar processos.

2 – Revise os processos internos

Outra etapa importante do planejamento empresarial para 2019 é a revisão dos processos internos da empresa, cujo objetivo é identificar possibilidades de melhoria que possam aumentar a produtividade e reduzir os custos. Aqui, uma boa opção é fazer o mapeamento de todos processos de forma minuciosa, considerando as atividades automatizadas, as realizadas por funcionários da empresa e aquelas de responsabilidade de equipes terceirizadas.

Para isso, descreva quais atividades fazem parte dos processos, qual é o tempo de duração, quais e quantas pessoas estão envolvidas, qual é o objetivo de cada uma delas e quais ferramentas são utilizadas. Com essas respostas, reúna-se com a equipe responsável e avalie como é possível melhorar os procedimentos de maneira geral.

Pense na possibilidade de excluir processos, de automatizar tarefas, de reduzir o uso de ferramentas e de realocar funcionários, por exemplo. A revisão dos processos pode ajudar você a perceber como otimizá-los para conquistar resultados mais assertivos e competitivos.

Gestão industrial

3 – Defina seus investimentos

Como falamos no início deste artigo, a previsão é que a economia cresça de forma moderada nos próximos anos. Apesar disso, segundo estudo realizado pela Deloitte, 97% das empresas pretendem investir no próximo ano.

O lançamento de novos produtos ou serviços é o objetivo de 60% dos entrevistados, enquanto a contratação de funcionários (47%), a adoção de novas tecnologias (59%) e a compra de novos equipamentos (30%) estão nos planos de grande parte das empresas.

Nesse cenário, o planejamento empresarial para 2019 também deve levar em conta os investimentos, garantindo o aporte de recursos necessários para aquilo que você deseja fazer. Vale lembrar que ao planejar um investimento é importante considerar o cenário econômico, a concorrência, o nicho de mercado e o orçamento da empresa.

4 – Planeje seus tributos

Não é novidade para ninguém a alta carga tributária praticada no Brasil, mas o que muitas pessoas não sabem é que é possível fazer um planejamento tributário para buscar a elisão fiscal, uma prática contábil legal que permite à empresa adequar o pagamento de impostos de forma vantajosa.

Isso significa que você pode optar pelo regime tributário que traga mais vantagens ao seu negócio, desde que o perfil dele esteja de acordo com as condições preestabelecidas pelo fisco. Para isso, é fundamental projetar as receitas para o próximo período e analisar as características do seu negócio, como as receitas e despesas.

Nessa etapa, é fundamental contar com o suporte de contadores, auditores e outros profissionais da área, a fim de garantir a legalidade do seu planejamento tributário.

5 – Invista em tecnologia

O avanço da tecnologia é uma tendência para os próximos anos, tanto é que 79% das empresas pretendem adotar novas soluções tecnológicas em 2019, como mostra a pesquisa da Deloitte. A internet das coisas, o blockchain e o big data estão aí e quem não estiver antenado corre o risco de ficar para trás na disputa por espaço no mercado.

Pensando nisso, dê atenção aos investimentos em tecnologia no seu planejamento empresarial para 2019. O ideal é avaliar como diferentes soluções podem impactar na redução de custos e no aumento da produtividade para o seu negócio.

Veja o exemplo do ERP Radar Empresarial, nossa solução de gestão integrada. A automatização promovida por ele permite que os colaboradores ganhem tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas, dando mais eficiência, rapidez e qualidade aos processos internos. Em nosso site, você pode conhecer melhor essa ferramenta e entender os benefícios que ela pode trazer à sua empresa!

Faça o planejamento empresarial para 2019 e tenha melhores resultados

Planejar é essencial e a chegada de um novo ano confere ainda mais importância a essa tarefa. Por isso, não deixe de colocar em prática as dicas que elencamos aqui para ter ainda mais eficiência no seu planejamento empresarial para 2019.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser contar como vai ser o planejamento para o próximo ano aí no seu negócio, deixe um comentário! E continue acessando o nosso blog para ler mais conteúdos relevantes sobre gestão.

Compartilhar
Tags
Sobre o autor
× Como posso te ajudar?