WK MANAD

WK MANAD

WK MANAD

O MANAD foi instituído pela Portaria no 58/2005 expedida pela Previdência Social que obriga as empresas que utilizam sistema de processamento eletrônico de dados para o registro de negócios e atividades econômicas, escrituração de livros ou produção de documentos de natureza contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária, quando intimada por Auditor-Fiscal da Previdência Social (AFPS), a apresentar documentação técnica completa e atualizada de seus sistemas, bem como os arquivos digitais com as informações relativas aos seus negócios e atividades econômicas, observadas as orientações e especificações contidas no referido MANAD – versão 1.0.0.1.

A Instrução Normativa MPS/SRP no 12, de 20 de Junho de 2006 D.O.U. de 04-07-2006, aprovou a versão 1.0.0.2 do Manual Normativo de Arquivos Digitais e o Sistema de Validação e Autenticação (SVA) de arquivos digitais.

Com o objetivo de validar os arquivos texto no formato MANAD, o SVA verifica a conformidade do leiaute dos arquivos selecionados com o leiaute padrão estabelecido pelo MANAD, listando erros e/ou avisos encontrados no “Relatório de Mensagens da Validação (Manual Normativo de Arquivos Digitais)” e consolida os resultados no “Relatório de Resumo da Validação do Arquivo (Manual Normativo de Arquivos Digitais)”.

O WK MANAD é um programa da WK Sistemas que possibilita gerar o arquivo digital a ser apresentado à fiscalização da Secretaria da Receita Previdenciária quando a empresa for intimada por Auditor Fiscal da Previdência Social (AFPS) e já está de acordo com a nova versão do MANAD, contemplando o validador SVA.

Seu funcionamento é muito simples, bastando efetuar as exportações dos dados da contabilidade de acordo com o leiaute solicitado para cada um dos arquivos: Plano de Contas, Balancete, Lançamentos e Balancete sem o Zeramento. Além disso, pode ser usado em conjunto com qualquer um dos sistemas de contabilidade da WK Sistemas disponíveis: Radar Contábil, xt-D/C Windows ou Hércules.

 

Funcionalidades, benefícios e diferenciais:

 

  • Processo de exportação simples, bastando a utilização de leiautes específicos;
  • Cadastro de informações contábeis, do contribuinte, contabilista e técnico/empresa para geração do arquivo digital;
  • Gravação do cadastro de informações permitindo posterior reutilização;
  • Roteiro de exportação que visa facilitar o entendimento e a geração do arquivo digital;
  • Utilitário “WK_Exp_Manad” que permite agilizar o processo de exportação.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?