Transvip

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Case Transvip

A Transvip Transporte de Valores e Vigilância Patrimonial Ltda (Transvip Brasil), atualmente com cerca de 1.000 empregados, foi fundada em 1998 no Rio de Janeiro – RJ. Efetua a coleta e entrega de todo tipo de bem com valor agregado (papel moeda, jóias, metais preciosos, pedras preciosas, obras de arte, entre outros). Além disso, presta serviços de vigilância patrimonial, escolta armada, processamento e guarda de valores (tesouraria) e abastecimento e manutenção de máquinas ATM (caixas eletrônicos).

A empresa atua em três centros urbanos: São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Seu público-alvo são instituições financeiras, com ênfase em bancos e locais com grande concentração de pessoas como, por exemplo, shoppings centers e aeroportos. Dentre seus clientes, pode-se citar Unibanco, HSBC, Itaú, Santander e Banco do Brasil, sendo seu faturamento médio anual de 65 milhões de reais.

 

O problema

Antes da implantação do ERP Radar Empresarial, foram levantadas algumas dificuldades de gestão na Transvip Brasil:

Volume de informações?Pelo grande volume de informações processadas, e pela falta da solução, a Transvip Brasil precisava contratar um escritório terceirizado para os processos e rotinas contábeis. A relação custo x benefício era, portanto, bastante desconfortável, pois era necessária a disponibilização de profissionais terceiros nas dependências da empresa.Confiabilidade?Os processos eram controlados por planilhas, processo pouco confiável, já que permitia “diversas alterações” nas informações e sem muito gerenciamento.

Consolidação das informações?Controles mantidos em diversas planilhas, e em diversos departamentos, o que dificultava a consolidação das informações, uma vez que nem sempre se conseguia entregar as informações ao mesmo tempo e/ou disponibilizá-las a todos os interessados.

Locais diferentes?Informações sendo processadas em dois locais diferentes: Rio de Janeiro e São Paulo.

A necessidade de implantar um sistema integrado evidenciou-se, então, em dois momentos que caminharam paralelamente: a transferência da matriz (e todo o staff) do Rio de Janeiro para São Paulo e o prazo de entrega das informações sendo igualados a todo o grupo internacional, isto é, 2ª segunda-feira do mês.

O maior desafio para a implantação foi, desta forma, encontrar uma solução que pudesse ao mesmo tempo ser ágil e de fácil integração com os usuários. Além disso, a Transvip Brasil procurava por uma solução com um custo não tão elevado e que não demandasse grandes investimentos em infraestrutura de hardware.

 

A solução

A escolha do ERP Radar Empresarial, processo que levou cerca de 3 meses, baseou-se na indicação do sr. Nelson Eduardo Batitucci Muller, Controller da Transvip Brasil e ex-usuário das soluções xt-D/C e Hércules. A familiarização com a “linguagem” e as facilidades das soluções da WK Sistemas foram, desta forma, determinantes para “minimizar os riscos de se fazer uma escolha errada”. Tempo para implantação, custos e benefícios também foram levados em conta.

Atualmente, o ERP Radar Empresarial é utilizado por 14 pessoas em 6 departamentos da Transvip Brasil. Os ganhosmais facilmente percebidos com a solução foram as reduções de tempo no desempenho das tarefas, com resultados sendo apresentados em relatórios. Quanto a área gerencial, esta foi sensivelmente otimizada uma vez que a responsabilidade de análise e apresentação das informações pelos departamentos ficou muito mais clara.

O retorno do investimento levou cerca de 6 meses. No entanto, os resultados foram percebidos ainda durante a implantação e que, como “processo completo”, levaram apenas 3 meses até todos absorverem suas tarefas e responsabilidades com a solução. Dentre os resultados alcançados, estão, portanto:

Diminuição de horas trabalhadas nos processos;

Atendimento aos prazos determinados pelo grupo;

Satisfação pessoal dos colaboradores devido a confiabilidade das informações;

Melhor gerenciamento dos diversos processos aplicados no desenvolvimento das tarefas;

Maior controle administrativo e maximização de resultados;

A médio prazo, implantação de novos processos viabilizados através das possibilidades oferecidas pelo sistema, e com isso melhor preparo profissional dos colaboradores.

Além dos resultados positivos, pôde-se verificar importantes características na solução ERP Radar Empresarial:

Possibilidade de personalizar relatórios conforme a necessidade do usuário e/ou processo;

Velocidade nas informações;

Segurança nos processos;

Confiabilidade e satisfação pessoal dos colaboradores e gerentes;

Segurança da diretoria na ferramenta e seus processos.

Atualmente, a Transvip Brasil usufrui, através do ERP Radar Empresarial, de prazos nas entregas das informações perfeitamente atendidos (e em alguns casos com folga), redução do número de pessoas envolvidas para o mesmo processo, redução do custo direto agregado, atendimento aos diversos departamentos de forma on-line, redução no número de “desculpas” pelo não atendimento de determinado procedimento interno, além de outros benefícios.

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