Software de gestão para indústria: como escolher o ideal?

Software de gestão para indústria: como escolher o ideal?
Comentários desativados em Software de gestão para indústria: como escolher o ideal? Blog,Tecnologia Luiz Cunha

Não dá pra negar que os softwares de gestão se tornaram os grandes favoritos dos empreendedores na hora de investir na automatização dos processos administrativos das empresas. Também pudera: além de descomplicar a maioria dos processos orçamentários e de controladoria, a escolha por essa solução garante um controle muito maior de todas as etapas do workflow envolvidas no seu negócio — e a ampla oferta deles no mercado ajuda a manter os preços competitivos e atraentes. Mas alto lá! Quando chega a hora de saber como escolher um bom software de gestão para indústria, é importante que o gestor estude as soluções com atenção redobrada, avalie bem as funcionalidades aplicadas e evite cair na tentação de investir em uma solução atraente, mas sem praticidade e com pouco a contribuir para a gestão do seu negócio.

Isso porque o setor industrial tem diversas particularidades que o separa das empresas de comércio ou de serviços. Para atender à demanda fabril, um software ERP deve estar preparado para lidar com peculiaridades e processos muito diferentes, visto que grande parte deles — desde a compra da matéria prima até a expedição dos produtos e a gestão do estoque — exige muito planejamento, organização e rotinas de análise constantes por parte da administração. E não é qualquer solução nesse sentido que é capaz de otimizar a sua gestão a ponto de poder calcular grandezas como o aumento da produtividade, redução de custos e tetos orçamentários.

Considerando o grande número de processos e particularidades que fazem parte da gestão fabril, saber exatamente quais fatores levar em conta na hora de escolher um bom software de gestão para indústria pode realmente ser um desafio. E foi pensando nisso que elaboramos uma lista das principais vantagens e funcionalidades que você deve procurar em um sistema ERP, a fim de garantir um investimento saudável, mais agilidade para o seu negócio e assertividade nas suas decisões administrativas. Confira!

1 – Flexibilidade para atender às especificidades do negócio

Na indústria, cada tipo de manufatura possui e depende de um modelo diferente de gestão processual. Essa fragmentação pode acabar dificultando um pouco a busca por uma solução completa, que atenda a sua empresa em todos os âmbitos necessários sem deixar nenhuma das suas frentes de trabalho desguarnecidas. Por exemplo, uma indústria têxtil tem demandas diferentes de uma metalúrgica, de uma farmacêutica ou de uma agrícola. Para driblar a dificuldade, vale conferir com bastante atenção se as funcionalidades atendem às especificidades do seu negócio, além de checar se o fornecedor que oferece o produto conhece a realidade industrial e já trabalha com esse público.

2 – Compatibilidade com as necessidades do setor

Ao contar com a automatização para todas as áreas da sua indústria, fica muito mais fácil levantar e calcular os gastos e dados com as operações, sobrando mais tempo para se dedicar ao aumento da produtividade como um todo. É importante lembrar ainda que essas ferramentas permitem que a indústria organize a captura de dados e emita relatórios confiáveis, o que impacta diretamente na qualidade das tomadas de decisões. Por isso, o gestor sempre deve buscar a compatibilidade não apenas com o modelo de negócio, mas também com as demandas do setor. Em outras palavras, é fundamental que o software de gestão para indústria contribua para reunir e apresentar informações úteis e relevantes, que possam efetivamente ser transformadas em resultados práticos.

3 – Tecnologia de ponta

Uma das grandes vantagens da competitividade no mercado de soluções de gestão é que, a cada dia, essas ferramentas se desenvolvem de forma mais eficaz. Afinal, a tecnologia é a grande aliada da chamada Indústria 4.0, e nada mais justo do que contar com ela para otimizar e agilizar os seus processos. Então, vale procurar por sistemas que, além de se adaptarem ao seu modelo de produção, tragam funcionalidades de ponta e tenham design e manuseio intuitivos. Já pensou poder acessar os dados da sua linha de produção quando quiser e de forma muito fácil? Lembre-se: praticidade é tudo!

4 – Praticidade na implementação

E por falar em praticidade, é imperativo que a escolha da sua empresa também considere as facilidades na implementação do ERP. Numa situação prática, vamos supor que o empreendedor encontre uma excelente ferramenta de gestão, mas, para efetivar a implementação deste software, seja necessária uma mudança radical das rotinas e processos e um investimento gigantesco na readequação da sua linha de produção. Vale colocar tudo na ponta do lápis e pensar se realmente vale a pena — todo bom investimento deve gerar retorno satisfatório, não esqueça. Se a implementação do software não resultar em um impacto significativo na sua administração, talvez seja melhor procurar mais um pouco. Analisar e considerar a facilidade de assimilação das funcionalidades do software pela sua equipe também pode ajudar na hora de tomar a decisão.

Software de gestão para indústria: escolha uma solução completa

Como vimos, um bom software de gestão para indústria precisa ter ferramentas que atendam a todas as áreas essenciais para o correto andamento das atividades. Quer dizer, deve ser um ERP completo, inteligente e funcional, que permita gerenciar e integrar operações desde os setores de vendas e produção até a controladoria, seja qual for o porte ou o tipo do negócio.

E quando o assunto é esse, você pode contar com a Teklamatik! Com o objetivo de gerar segurança, automatizar processos, maximizar resultados e minimizar riscos, oferecemos o sistema ERP Industrial, da WK Sistemas, uma solução que integra todas as áreas da indústria e, por isso, é essencial para quem busca excelência em gestão empresarial.

Com o nosso software, você garante a gestão eficaz de todo o processo de compras, o mapeamento de toda a produção, o controle financeiro completo, a rastreabilidade de materiais dos fornecedores, a gestão de cotação de preços e o controle do estoque, entre outras funcionalidades imprescindíveis ao dia a dia da indústria. Falando nisso, a gestão de custos é outra importante área industrial que merece atenção na hora de escolher o ERP ideal. Para saber mais, faça o download gratuito do Guia da ociosidade na indústria e saiba como um software de gestão pode ajudar na tarefa de manter sob controle todos os custos da sua empresa:

Software de gestão para indústria

E então, que tal saber mais sobre nosso ERP e considerá-lo como uma opção para a sua indústria? Entre em contato com a gente! Nossa equipe está à disposição para esclarecer suas dúvidas e ajudar o seu negócio a crescer e se desenvolver de forma sustentável.

Compartilhar
Tags
Sobre o autor