Sistema de Gestão da Qualidade: veja as vantagens de usá-lo na indústria

Sistema de Gestão da Qualidade: veja as vantagens de usá-lo na indústria
Comentários desativados em Sistema de Gestão da Qualidade: veja as vantagens de usá-lo na indústria Blog,Gestão Luiz Cunha

Sabemos que uma das máximas mais importantes do universo empresarial é a transformação. Afinal, a fluidez constante do mercado acaba obrigando empresas e marcas a terem que redefinir e realinhar seus objetivos de tempos em tempos. Mas quem é empresário sabe que alguns valores e princípios da gestão são atemporais e imutáveis, independentemente da evolução das tendências de consumo. É o caso do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que apesar de ter nascido no começo dos anos 1990, ainda se mantém bastante atual e útil na hora de definir e otimizar o planejamento estratégico de empresas ao redor do mundo.

Podemos entender o SGQ como a estrutura organizacional responsável por gerir e garantir a qualidade do produto, considerando os recursos necessários, os procedimentos operacionais e as atividades estabelecidas. Para isso, as regras são registradas e formalizadas no Manual da Qualidade. Elas definem qual é o modelo de gestão apropriado para a qualidade do produto final. Em outras palavras, o Sistema de Gestão da Qualidade em uma indústria orienta como os processos devem ser realizados, com quais recursos e sob responsabilidade de quem.

Os princípios da gestão da qualidade

Como falamos, o SGQ engloba todos os processos relacionados às atividades corporativas com o objetivo de aperfeiçoá-las para garantir a satisfação dos clientes com o que é ofertado. Para isso, a gestão da qualidade é baseada em oito princípios:

1 – Foco no cliente

Qualidade nunca é uma palavra solitária. Ela sempre deve ser acompanhada de uma pergunta simples: qualidade para quem? Vale lembrar que todo o Sistema de Gestão da Qualidade busca intensificar o foco no cliente com o objetivo de aumentar sua satisfação. Isso tem que ficar muito claro para todos na sua indústria, mesmo nas ações mais simples. Os colaboradores devem saber da importância que possuem ao realizarem suas atividades e como isso impacta diretamente na satisfação do cliente. E esse hábito começa a se tornar palpável quando é conduzido pela liderança.

2 – Liderança

Quando falamos no conceito de liderança, é importante entender que ele não se aplica apenas aos cargos gerenciais ou de pessoas que estão à frente de equipes. Estamos falando daqueles que possuem a atitude de liderar mudanças, ações e resultados. Se seus gerentes não lideram a qualidade, as chances do seu SGQ falhar são consideravelmente mais altas, visto que não há engajamento das equipes nos projetos. A mudança se dá pelo exemplo.

3 – Envolvimento dos profissionais

Os colaboradores são os responsáveis por realizar os processos para que a indústria cresça, certo? Então, contar com o envolvimento deles é garantir que utilizem todas as suas habilidades em benefício do negócio. Aqui, a presença de um líder forte é essencial, pois ajuda a envolver e engajar as pessoas para que trabalhem em prol de um objetivo comum e busquem a excelência no que fazem.

4 – Abordagem de processos

Este tipo de abordagem entende que as atividades e os recursos semelhantes em uma indústria devem ser gerenciados como um processo para que o resultado desejado seja alcançado com mais eficiência. Dessa maneira, é mais fácil fazer a comunicação entre os setores da indústria e identificar os desvios de lucro.

5 – Abordagem sistêmica

O entendimento aqui é que uma indústria consegue alcançar resultados consistentes e esperados, de forma mais eficaz e eficiente, quando aborda seus processos de maneira em que haja uma integração entre eles, como um sistema. Assim, é possível ter uma melhor compreensão dos resultados obtidos e, consequentemente, otimizar os processos e o desempenho do negócio.

6 – Tomada de decisão baseada em fatos

Monitorar e medir os processos são atividades que devem ser feitas continuamente, o que não é novidade dentro de uma gestão que funciona, não é mesmo? O diferencial do Sistema de Gestão da Qualidade é que, com ele, a ideia é que esse monitoramento seja coletivo, devendo ser incorporado por todos os seus colaboradores. Analisando evidências e números reportados por todos, o gestor é capaz de identificar quais processos estão encontrando problemas ou não estão dando o resultado esperado.

7 – Melhoria contínua

Aqui, é a parte em que o empresário pergunta o que deve ser analisado para melhorar e para quem deve melhorar. É mais fácil analisar a resposta dessas perguntas quando se tem os outros princípios realizados. Dentro do SGQ, por exemplo, a melhoria deve ser o principal foco do gestor e de sua equipe, pois só assim é possível fazer um gerenciamento assertivo de pessoas e processos.

8 – Relacionamento com fornecedores

A relação com os fornecedores da indústria deve ser de cumplicidade, pois os negócios são interdependentes. É importante que haja benefícios mútuos, pois, assim, as duas partes tendem a agregar mais valor ao trabalho. Além disso, um bom relacionamento gera vantagem sobre a concorrência, uma vez que o comprometimento das partes reflete na qualidade do produto oferecido, em prazos de entrega mais curtos e, como consequência, na satisfação do consumidor.

Gestão industrial

Os benefícios do Sistema de Gestão da Qualidade nos processos industriais

Pelos próprios princípios da gestão da qualidade já dá para ver que a adoção de um SGQ mundo afora se dá não apenas pela comprovada potencialização dos resultados, mas, principalmente, por seu conceito de melhoria totalitária, no qual a mudança é aplicada em todos processos industriais, possibilitando uma melhora na imagem, no desempenho e na cultura organizacional.

Não bastasse isso, vale lembrar que entre os benefícios do Sistema de Gestão da Qualidade está a redução de custos. Depois de passar pelos filtros qualitativos do sistema, é possível identificar com mais facilidade as etapas que envolvem retrabalho e ociosidade das equipes, tornando mais fácil, também, eliminá-los. Além disso, a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade é o primeiro passo para conquistar a certificação ISO 9001, que atesta a real qualidade de uma empresa.

E então, sua indústria está pronta para conquistar todo esses benefícios? Uma boa dica para começar é procurar por um bom software de gestão industrial, que atenda às exigências da ISO e otimize todos os processos da indústria. Para isso, você pode contar com a Teklamatik. Aqui, oferecemos o ERP Industrial, da WK Sistemas, uma solução que integra todas as áreas da empresa e atende os requisitos para uma gestão da qualidade eficiente. Para saber mais, entre em contato conosco!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor