Planejamento escolar: conheça pontos essenciais para um ano letivo tranquilo

Planejamento escolar: conheça pontos essenciais para um ano letivo tranquilo
Comentários desativados em Planejamento escolar: conheça pontos essenciais para um ano letivo tranquilo Blog,Gestão Luiz Cunha

Normalmente, as aulas começam mesmo depois do Carnaval, mas o movimento nas escolas inicia algumas semanas antes. Essa afirmação pode parecer estranha para os alunos, porém, para gestores, coordenadores pedagógicos e professores faz todo o sentido, afinal, antes dos estudantes ocuparem suas carteiras, esses profissionais se encontram para fazer o planejamento escolar anual.

Este trabalho é importante para que a volta às aulas ocorra da melhor forma possível e nenhum ponto essencial ao bom andamento do ano letivo seja esquecido. E quem conhece a rotina de uma instituição de ensino sabe que esta jornada é uma tarefa trabalhosa, que requer bastante esforço em um período que a maioria da comunidade escolar está de férias.

Esse planejamento anual é feito, frequentemente, na semana pedagógica, quando os profissionais que trabalham na escola se reúnem para discutir e estruturar o que vai acontecer durante os dias letivos. É nesse evento que o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o documento que define a identidade da escola e indica os caminhos para o ensino de qualidade, é revisado — pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), toda instituição de ensino precisa ter um projeto pedagógico instituído, sendo alterado quando necessário.

No entanto, não é somente do PPP que se faz um planejamento escolar anual. Há várias questões importantes que precisam estar definidas desde o início do ano letivo para garantir um ensino de qualidade, como aproveitar a experiência dos profissionais e contar com o apoio da tecnologia. Siga com a gente a aproveite o conteúdo!

Defina os papéis de cada setor

Assim como é essencial aproveitar o que cada um sabe fazer de melhor, também é importante que todos saibam exatamente o que devem fazer ao longo do ano letivo. Por isso, durante o planejamento escolar é necessário definir claramente o papel de cada profissional, uma vez que o bom funcionamento da escola depende de muitas pessoas, como os gestores, coordenadores pedagógicos e professores.

Confira um resumo da função que cada um deles exerce na escola:

  • Os gestores: são os responsáveis pela área administrativa e trabalham para manter as coisas funcionando na escola, desde o desempenho da rede escolar até os serviços internos praticados pelos inspetores e faxineiros.
  • Os coordenadores pedagógicos: são os profissionais responsáveis por manter a organização do tempo dos professores para que a carga horária, inclusive as atividades extraclasse, seja distribuída corretamente e toda a programação seja cumprida.
  • Os professores: considerados o coração da escola, eles são responsáveis por preparar as aulas, corrigir provas e trabalhos, ajudar nas avaliações de classe e de alunos, além de ter tempo para excursões e eventos escolares.

Use a experiência dos profissionais especializados

A educação não é feita e nem é de responsabilidade de uma única pessoa. Então, o mais indicado é que não haja uma centralização das decisões no diretor da escola, por exemplo. O mais adequado é que se aproveite a semana pedagógica para ouvir todos os profissionais envolvidos com a instituição de ensino, dentro das suas especialidades, e somente depois se tomem as decisões.

Da mesma forma, é imprescindível que a divisão de tarefas siga a lógica de aproveitar as potencialidades de cada profissional, pois esse dimensionamento fará toda a diferença para o bom andamento das atividades da escola.

Estabeleça quais investimentos devem ser feitos

As definições no início do ano letivo não devem passar somente pelas questões pedagógicas. O planejamento escolar deve prever investimentos na infraestrutura na escola, seja para a construção ou reforma, seja para a compra de equipamentos e suprimentos. É essencial para o bom andamento das atividades escolares que aquilo que foi planejado não seja interrompido por falta de algum material, certo?

Por isso, durante a semana pedagógica, os profissionais devem elaborar um documento com tudo o que desejam fazer para o ano que necessite de recursos financeiros e, em conjunto, decidam o que vai receber investimento naquele ano. Em relação aos suprimentos para as atividades cotidianas, também é preciso fazer um levantamento para que não falta nada ao longo do ano.

Conte com a ajuda da tecnologia

Como falamos no início deste artigo, fazer o planejamento escolar não é tarefa fácil, porém, é possível encontrar alguns aliados para auxiliar no processo. A tecnologia é um deles, pois ela ajuda a otimizar as tarefas que consomem a equipe, mas não trazem o retorno esperado para a instituição.

Um bom exemplo é a montagem do quadro de horário dos professores, que demora, em média, três meses para ser concluída, demandando muito tempo e esforço de gestores e coordenadores escolares. Já existem no mercado soluções que facilitam a montagem do quadro de horários, além de muitas outras tarefas, como o controle das notas e das atividades extraclasse.

Uma delas é o MentorWeb, da Edusoft, que oferecemos aqui na Teklamatik. Ele um sistema de gestão educacional que possui módulos para atender a todos os segmentos da educação, desde a educação infantil até a pós-graduação, passando por cursos livre e de extensão. Que tal saber mais sobre esta solução e iniciar o ano letivo da sua escola com o pé direito? Entre em contato conosco e conheça melhor o MentorWeb!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor