[E-book] O poder do business intelligence

[E-book] O poder do business intelligence
Comentários desativados em [E-book] O poder do business intelligence Blog,Tecnologia Luiz Cunha

Você já reparou na quantidade de informações que a sua empresa gera todos os dias? São dados sobre vendas, produção, fluxo de caixa e outros aspectos que dizem muito sobre como o seu negócio está se saindo e que ainda podem indicar quais os próximos passos da sua empresa. Mas de que forma você trata esses dados? Se a sua resposta não for o business intelligence (BI), é preciso revê-la.

Um dos maiores erros dos gestores é não ter informações suficientes ou, ainda, dados corretos e completos que apoiem a tomada de decisão sobre o negócio. Como saber qual é a hora de oferecer um novo serviço ou de expandir a empresa sem o aporte das informações? Sem elas, é impossível sustentar as decisões assertivamente, causando resultados que podem, inclusive, comprometer o futuro do empreendimento.

É por isso que, cada vez mais, empresas de todos os portes e segmentos têm utilizado uma solução que oferece informações qualificadas e que pode fazer a diferença em relação a como os gestores e outros membros da equipe visualizam e interpretam esses dados em busca de uma decisão assertiva: o business intelligence.

E é pela importância dessa ferramenta que utiliza a tecnologia para fornecer informações ao empreendedor que destacamos no e-book O poder do Business Intelligence como ela pode melhorar a tomada de decisão da sua empresa. Clique na imagem abaixo e faça o download agora mesmo. O material é gratuito!

Business intelligence

O que é e como o business intelligence pode ajudar a sua empresa

O primeiro capítulo do e-book aborda o que é e como funciona o business intelligence. O conceito foi criado ainda na década de 1990 e, em resumo, é uma forma de oferecer aos gestores e empresários um conhecimento amplo sobre o seu negócio a partir da análise de dados e da geração de informações qualificadas tanto sobre a empresa quanto sobre o mercado em que ela atua.

Assim, os profissionais têm o apoio de informações que podem, de fato, embasar a tomada de decisão sobre diversos setores da empresa. É possível, por exemplo, utilizar as informações sobre as vendas para verificar que produtos vendem mais e quais não estão tendo o resultado esperado, ou ainda em que região o produto está sendo melhor comercializado e em que outra localidade não está tendo o rendimento esperado.

O business intelligence torna muito mais fácil a compilação desses dados, que antes eram dispostos em planilhas e mais planilhas difíceis de serem organizadas e lidas. Com o BI, os gestores recebem esses dados em relatórios que unem as informações sobre todos os setores em um mesmo documento de forma inteligível.

Ter em mãos informações qualificadas é um grande passo para a assertividade das ações tomadas, mas o que, afinal, as empresas podem fazer com os relatórios criados a partir do BI? Esse é o assunto do segundo capítulo do nosso e-book, mas já podemos adiantar por aqui que não há limite para os insights que podem ocorrer após a apresentação dos relatórios!

Imaginando o exemplo que demos há pouco, é possível decidir se é hora de tirar ou não um produto do catálogo da empresa ou tomar decisões para melhorar as vendas de uma mercadoria específica ou em uma determinada região. E isso é só o começo, já que além de informações sobre as vendas, os relatórios criados a partir do business intelligence reúnem dados sobre vários outros setores da empresa, como a produção e a parte financeira, por exemplo.

O futuro do BI e a cultura de gestão

No terceiro capítulo, falamos sobre as estimativas que mostram o BI como uma tecnologia cada vez mais utilizada por empresas interessadas em crescer e se manter competitivas. A estimativa da empresa de consultoria Frost & Sullivan é de que o mercado de análise e coleta de dados movimente mais de US$ 7 bilhões até 2022.

Já o quarto e último capítulo lembra a importância de desenvolver uma cultura de gestão que mostre a cada colaborador o seu papel estratégico dentro da empresa. Isso porque muitos empreendimentos ainda possuem a postura de compartilhar informações estratégicas, como as obtidas com o BI, apenas com os diretores.

Nesse sentido, é fundamental que a empresa saiba reconhecer a importância dos colaboradores e incluí-los também nas tomadas de decisões. Se há algum problema ocorrendo na produção, por que não chamar o gestor dessa área para que ele também possa oferecer alternativas que melhorem este setor? É a participação dos funcionários neste tipo de ação que promove o alinhamento e o engajamento necessários para que todos trabalhem pelo mesmo objetivo!

Esse é um resumo do que você vai encontrar no material que preparamos, mas já deu para sentir que há muitas informações importantes para o seu negócio neste e-book, não é? Então, aproveite o conteúdo e, depois, compartilhe o material com a sua equipe também!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor