[E-book] Guia do planejamento orçamentário

[E-book] Guia do planejamento orçamentário
Comentários desativados em [E-book] Guia do planejamento orçamentário Blog,Gestão Marketing

Todo empreendedor sabe que planejamento é a palavra-chave para gerir uma empresa. E não é diferente quando falamos sobre as finanças de uma organização. Afinal, sem controle sobre os custos, despesas e receitas, é difícil e perigoso tomar decisões, não é mesmo? Neste sentido, os gestores podem contar com uma ferramenta estratégica para garantir mais controle e segurança para a empresa: o planejamento orçamentário.

Instrumento fundamental para qualquer negócio, independentemente de porte ou segmento, o planejamento orçamentário permite fazer uma previsão do futuro da empresa a partir de dados internos e externos. E pensando na importância desta ferramenta, produzimos o Guia do Planejamento Orçamentário para que você possa colocá-lo em prática na sua empresa! Confira o que você vai ver no material!

O que é e como fazer o planejamento orçamentário

No primeiro capítulo do e-book, vamos abordar o que é e como fazer o planejamento orçamentário, além de mostrar a importância dessa ferramenta para as empresas. Você vai conhecer, por exemplo, os fatores internos e externos que devem ser analisados para prever o futuro das finanças e garantir a viabilidade do negócio, além de quem são os responsáveis pela elaboração do planejamento ― podemos adiantar que esse processo não fica a cargo apenas da diretoria da empresa e que a colaboração entre os setores é fundamental.

Em seguida, vamos falar sobre os pontos cruciais para estruturar o planejamento orçamentário ― planejamento de vendas, orçamento de custos, orçamento de despesas e orçamento de investimentos ― e entender como cada um deles no planejamento orçamentário.

Além disso, neste capítulo ressaltamos a importância de o planejamento orçamentário estar alinhado ao planejamento estratégico da empresa e, consequentemente, de como essa ferramenta pode apoiar as ações para alcançar os objetivos do empreendimento.

A importância da tecnologia

Não há como elaborar um planejamento orçamentário e, muito menos acompanhar o seu andamento, fugindo da coleta e da organização de dados. Estruturar este planejamento exige o agrupamento de diversas informações sobre vários setores da empresa, assim como dados externos. Isso requer muito cuidado e atenção para evitar erros que possam impactar todo o planejamento e, consequentemente, as finanças da empresa.

Neste sentido, contar com a tecnologia é importante e, por isso, no segundo capítulo do e-book falamos sobre como as soluções tecnológicas voltadas à gestão empresarial podem ser aliadas no planejamento e controle orçamentário. Um exemplo disso é que, com a utilização da tecnologia, é possível reconhecer riscos ou erros com mais rapidez e, assim, adequar o orçamento ou solucionar problemas com mais agilidade, prevenindo e reduzindo impactos negativos.

Acompanhando os resultados

Tão importante quanto planejar é acompanhar os resultados, e esse é o assunto do terceiro capítulo do nosso material. Afinal, só com controle e acompanhamento contínuo é possível identificar adversidades e rever o planejamento ou, melhor ainda, assegurar que a empresa esteja no rumo certo.

Em se tratando do planejamento orçamentário, vale ressaltar que esse não deve ser um documento estático, que não pode sofrer alterações. É claro, quando a empresa planeja o orçamento, ela procura prever todos os cenários possíveis, mas situações imprevisíveis podem ocorrer, como o surgimento de uma nova concorrente ou o aumento do valor de uma matéria-prima. Por isso, se necessário, ajustes devem ser feitos para equilibrar as finanças e garantir a sustentabilidade do negócio.

Para acompanhar os resultados, relatórios como o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) são importantes, pois indicam qual é a real situação financeira da empresa e, por fim, se ela está ou não dentro daquilo que foi planejado. Cabe ressaltar que o acompanhamento deve ser feito continuamente por todos os gestores e demais profissionais envolvidos no processo.

A cultura do planejamento

Mais do que elaborar o planejamento orçamentário, é importante criar uma cultura de planejamento dentro da empresa. Assim, os riscos gerados por uma mudança de cenários em relação ao que foi planejado são reduzidos ou mesmo evitados. Além disso, a cultura do planejamento também promove o alinhamento de informações entre a base e os gestores do negócio, o que permite que todos sigam os mesmos objetivos dentro da empresa.

Para criar essa cultura, investir na capacitação dos colaboradores é fundamental. Assim, todos conhecem os processos, compreendem a sua participação nos resultados da empresa e estão preparados para sugerir soluções e novos caminhos em busca dos melhores resultados.

Enfim, esse é apenas um resumo do conteúdo apresentado no Guia do Planejamento Orçamentário, que você pode baixar agora mesmo, clicando na imagem abaixo.

[E-book] Guia do planejamento orçamentário

Esperamos que o e-book possa contribuir para que a sua empresa alcance os resultados desejados. Em caso de dúvidas, estamos à disposição e, se você preferir, você pode deixar o seu comentário no espaço abaixo para entrar em contato com a nossa equipe.

Compartilhar
Tags
Sobre o autor