Google for Education: o que é, como funciona e quais são as suas vantagens

Google for Education: o que é, como funciona e quais são as suas vantagens
Comentários desativados em Google for Education: o que é, como funciona e quais são as suas vantagens Blog,Tecnologia Marketing

Ninguém tem dúvidas de que não podemos mais fugir do avanço tecnológico, não é verdade? E com a tecnologia bem distribuída e usada racionalmente, seus benefícios podem ser aproveitados por todos! Mesmo em setores da sociedade que parecem ainda não ter se aberto totalmente a essa evolução, como na educação, algumas criações já mostram que chegaram para tornar essas áreas mais eficientes. Um exemplo disso é Google for Education, um conjunto de ferramentas desenvolvido para facilitar o relacionamento entre instituições de ensino, professores, alunos e suas famílias.

Se pela proposta esta invenção do Google já se mostra extremamente importante para a rotina educacional, ela se torna ainda mais relevante se considerarmos que, atualmente, professores precisam disputar a atenção dos estudantes com celulares, computadores e tablets, por exemplo. Ou seja, contar com uma solução tecnológica para otimizar o aprendizado como aliada em sala de aula é um auxílio e tanto para aqueles que encaram seriamente a educação.

Não à toa, podemos afirmar que, ao invés de proibir a tecnologia, como algumas escolas ainda fazem, o melhor caminho é se abrir para este novo mundo e repensar as práticas pedagógicas. E o Google for Education é uma ótima maneira de começar. Vamos conhecê-lo melhor?

O que é e como funciona o Google for Education

Como falamos, o Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora da sala de aula. Isso é possível porque ela pode ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar, bastando ter em mãos um dispositivo com acesso à internet. Além disso, por englobar diversas ferramentas, a solução pode ser utilizada em diferentes níveis educacionais, dinamizando o ensino e envolvendo ainda mais os estudantes, principalmente crianças e adolescentes.

Trata-se de um serviço que conta com toda a facilidade, simplicidade, mobilidade e suporte dos produtos Google. As ferramentas disponíveis, como o G Suite for Education, o Google Classroom e os Chromebooks, auxiliam os professores a criarem um ambiente de ensino mais personalizado, pois facilitam o acompanhamento virtual das atividades. Assim, eles passam a atuar como uma espécie de tutores, guiando a evolução dos alunos, que ganham mais liberdade para construir o próprio conhecimento.

Vantagens do Google for Education

Já dissemos que as ferramentas do Google for Education podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet. Isso se dá pelo fato de que todo o conteúdo compartilhado é armazenado em nuvem. Assim, toda interação entre professores e alunos, como atividades, relatórios e notas, não corre o risco de se perder, sendo facilmente visualizada em diferentes dispositivos móveis.

Do mesmo modo que o conteúdo compartilhado pode ser facilmente acessado, as ferramentas do Google também permitem que ele seja armazenado indeterminadamente e de forma gratuita. Esta característica, inclusive, faz com que o Google for Education seja uma ótima solução em termos financeiros e de economia de tempo.

Professores podem aplicar questionários ou testes editáveis por meio do Google Forms e encaminhar os resultados por e-mail. Podem ainda dar aulas virtuais em tempo real ou gravá-las e disponibilizá-las no YouTube para que os alunos acessem. E estas são apenas algumas formas de aproximá-los dos estudantes, o que gera um melhor relacionamento entre eles.

No que diz respeito à gestão escolar, estas ferramentas permitem monitorar as configurações de acesso e compartilhamento de todo conteúdo publicado, facilitando a gestão do conhecimento, do desempenho e da usabilidade dos materiais. Isso significa que dados e informações ficam armazenados de forma segura e com privacidade.

Indo um pouco mais além do ambiente escolar e pensando na interação com a família dos estudantes, podemos citar os exemplos do Google Hangout e do Google Meet. Por meio deles, é possível pré-agendar reuniões com pais que andam meio sem tempo e organizá-las utilizando o Google Calendar.

E, finalmente, talvez a grande sacada do Google for Education seja permitir a criação de um ambiente colaborativo. Utilizando o Google Drive, com seu recurso de comentários e sugestões, torna-se possível editar um texto ou documento e compartilhá-lo com colegas e professores. Essa possibilidade é ideal para educadores que querem, por exemplo, criar um grupo de discussão ou comunidade para trocarem experiências entre si.

Conheça também nossa solução

Vimos que as ferramentas do Google for Education são muito interessantes para fortalecer o relacionamento entre os estudantes e os professores. Mas as soluções para melhorar a edução não ficam por aí. Saiba que existem outras tecnologias que podem ajudar a tornar o ambiente escolar ainda mais interessante e eficiente para os alunos, para suas famílias e até para quem administra as instituições de ensino.

Uma delas é o software de gestão educacional Mentor, oferecido pela Teklamatik, que pode, inclusive, ser utilizado de forma integrada com as ferramentas do Google for Education. Assim, além da aproximação entre professores e alunos, é possível controlar todas as áreas da instituição escolar com segurança e assertividade, desde a captação de novos alunos e matrículas até o controle de notas, gestão de bibliotecas e gestão financeira.

Quer conhecer melhor o Mentor e entender como é feita a integração com o Google for Education? Então, entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas. Estamos sempre à disposição para atendê-lo!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor