Como a gestão de custos e estoque pode tornar sua indústria mais competitiva

Como a gestão de custos e estoque pode tornar sua indústria mais competitiva
Comentários desativados em Como a gestão de custos e estoque pode tornar sua indústria mais competitiva Blog,Gestão Marketing

Muitas empresas poderiam ser ainda mais competitivas no mercado se os gestores dessem a devida importância a alguns detalhes que muitas vez passam despercebidos. As preocupações com vendas, funcionários e máquinas são necessárias, mas não podem ser as únicas. E é sobre isso que vamos falar neste artigo, ressaltando a importância da gestão de custos e estoque na indústria e, ainda, o que as companhias podem fazer para reduzir custos, ampliar possibilidades e maximizar ganhos com uma gestão de custos eficiente.

A importância de fazer uma gestão de custos e estoque eficiente

Imagine que você fez uma grande venda e precisa produzir para garantir a entrega no prazo. Você já está com a equipe motivada e as máquinas alinhadas, agora é partir para a produção. Tudo vai indo bem até que uma configuração errada promove uma perda significativa de matéria-prima. Você manda buscar mais e, surpresa, o estoque é insuficiente para finalizar o pedido porque outro setor já havia usado no dia anterior. Além do prejuízo inicial a partir do erro, a empresa pagou mais caro para repor o estoque e ainda recebeu uma multa pelo atraso que estava prevista em contrato.

O exemplo é fictício e exagerado, é verdade, mas falhas humanas ou mecânicas não podem ser consideradas acidentes inesperados pelos gestores de uma indústria. Aliás, nada pode ser inesperado quando se trata de empresas que querem ser competitivas em qualquer mercado. Isso significa que o conhecimento sobre todos os processos é fundamental para o sucesso. A informação de tudo que entra, sai e vai de um lado para outro dentro da indústria precisa estar à mão de quem administra o negócio.

Mas se a falta de material pode ser um problema, o excesso também é. Custo de armazenamento, ocupação inadequada dos espaços e mão de obra para cuidar de algo que não precisa são alguns exemplos de custos desnecessários para a empresa. Lembrando que a indústria lida com estoques diferentes: matéria-prima, componentes e produto final.

Sobre isso, inclusive, temos um e-book que explica em detalhes vários pontos relacionados à gestão de custos. Clique na imagem abaixo, faça o download gratuitamente e saiba como controlar as finanças e aumentar o lucro da sua indústria.

Gestão de custos e estoque

Equilibrar essa relação, evitando faltas e excessos no estoque, pode significar lucro ou prejuízo para a organização. Na sequência, listamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar a gestão de custos e estoque, reduzir os gastos e evitar despesas desnecessárias. Acompanhe!

Conheça seu produto detalhadamente

É evidente que quem produz algo sabe melhor do que ninguém sobre o seu resultado final. Contudo, algumas surpresas podem ser desagradáveis. Sua matéria-prima está sujeita à oxidação? A temperatura pode influenciar na qualidade do seu produto? Ele pode estragar no estoque? Está estocado em condições adequadas?

Muitos gestores só descobrem problemas depois que eles aparecem, mas é possível se antecipar e evitar prejuízos. Por isso a importância de conhecer todas as particularidades dos produtos que circulam pela sua indústria.

Faça sempre o planejamento da produção

Como no exemplo citado, um desequilíbrio no estoque pode ocorrer por vários fatores, como um erro humano, uma falha mecânica ou a falta de comunicação entre setores. Planejar a operação e considerar eventuais problemas pode ajudar a evitá-los ou resolvê-los de maneira mais rápida e eficiente.

Mantenha a organização do estoque sempre em dia

Na indústria, a organização é fundamental em todos os aspectos, em especial no estoque. Os materiais devem estar em locais de fácil acesso, agilizando o processo de transporte e evitando acidentes, como choques e quedas. Também é preciso identificar todos os itens com clareza. Separar produtos, colocá-los em ordem e nomear setores pode facilitar o processo para os estoquistas e demais funcionários com acesso a essa área. Isso significa economia de tempo e recursos na operação industrial.

Registre todas as entradas e saídas do estoque

Empresas que ainda não levam tão a sério a gestão de custos e estoque podem se dar mal por conta de uma simples falha no registro. Se algo saiu e ninguém ficou sabendo, esse material não será reposto e certamente fará falta na linha de produção, lá na frente, ou na entrega de um pedido. Com sorte, isso pode ser resolvido facilmente, mas também pode causar um dano irreparável, como a perda de um cliente insatisfeito, por exemplo.

Por isso, tudo que entra e que sai do estoque deve ser registrado por meio de um procedimento adequado de checagem e conferência. Também é importante fazer inventários em períodos definidos pela companhia.

Use a tecnologia para facilitar processos

Para uma indústria ser competitiva no mercado, é preciso ter atenção aos mínimos detalhes em todas as áreas. Matéria-prima de qualidade, satisfação dos colaboradores e um bom pós-venda são alguns exemplos básicos. Tudo isso, porém, pode ficar prejudicado se a empresa for uma bagunça, na qual ninguém sabe o que entra e o que sai, gerando custos desnecessários e, até mesmo, perdas. Assim, a relação entre uma boa gestão de custos e o controle de estoque eficiente pode gerar ótimos resultados financeiros para a empresa, mas, mais do que isso, pode trazer uma organização que influencie positivamente em todos os aspectos.

Por isso, adotar um bom sistema de gestão de custos e estoque é algo essencial, pois a tecnologia permite que todos os envolvidos compartilhem as informações necessárias sobre custos e estoque, de modo que possam visualizar e planejar corretamente as ações dentro do processo industrial. Evidentemente, é preciso treinar a equipe para operar o sistema. Por isso, uma dica é procurar fornecedores que ofereçam treinamento e suporte junto com o software.

E nós podemos ajudar você a fazer isso. Aqui na Teklamatik, oferecemos o ERP Radar Empresarial. Essa solução automatiza os processos operacionais e facilita a gestão do estoque, controlando desde a demanda por matéria-prima até os suprimentos de materiais de manutenção. Assim, os setores conseguem avaliar cada situação e tomar decisões muito mais assertivas em relação ao que comprar e quanto será necessário. Para conhecer melhor o sistema, entre em contato conosco. Temos uma equipe sempre a postos para atendê-lo!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor