Entenda a importância do PCP e os benefícios de aplicá-lo na sua indústria

Entenda a importância do PCP e os benefícios de aplicá-lo na sua indústria
Comentários desativados em Entenda a importância do PCP e os benefícios de aplicá-lo na sua indústria Blog,Gestão Marketing

Todo gestor está cansado de saber que planejar, programar e controlar tudo o que sua indústria produz é indispensável para a manutenção do negócio. Afinal de contas, em um mercado cada vez mais competitivo e com um público exigente, quem não cumpre estas etapas da melhor forma possível fica para trás. É pensando nisso que, geralmente, as empresas recorrem ao PCP, uma ferramenta que integra vários setores dentro de um negócio, ao mesmo tempo em que canaliza e absorve informações, permitindo tomadas de decisões mais assertivas.

Mas você sabe exatamente o que é o PCP e quais são as vantagens que ele garante à gestão industrial? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Siga com a gente!

O que é PCP

Os primórdios do Planejamento e Controle de Produção (PCP) podem ser encontrados na época da Primeira Revolução Industrial, por volta de 1760, quando os trabalhadores deixaram de trabalhar em casa e aos poucos foram integrando-se às fábricas. Depois, veio a Segunda Revolução Industrial, em meados do século 19, que intensificou a utilização de máquinas na indústria. E quase um século depois, o modelo Fordista de produção em série ― criado por Henry Ford nos Estados Unidos, na década de 1910, e utilizado até hoje.

Note-se que as mudanças nos processos produtivos, aumentando o uso de máquinas e, consequentemente, sua complexidade, demandaram o surgimento de estratégias para racionalizá-los e torná-los eficientes. É justamente para isso que o PCP foi criado e vem evoluindo. Inclusive, hoje em dia, com a popularização dos computadores e o acesso à internet, o PCP se tornou ainda mais prático e acessível.

Diante disso, podemos afirmar que o PCP é um processo que foi criado com a intenção de auxiliar o gerenciamento das principais operações dentro de uma indústria. Nele, o planejamento diz respeito ao gerenciamento que estabelece antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los por meio da otimização e recursos de entrada, enquanto que o controle é a função administrativa que visa medir e corrigir o desempenho para certificar que os projetos estão sendo realizados conforme o planejado.

Sendo assim, podemos dizer que o PCP possui basicamente dois propósitos: atuar sobre os meios de produção para ampliar a eficácia e cuidar para que as metas sejam plenamente alcançadas. Mas, além disso, ele também ajuda a determinar as quantidades a serem produzidas, o design da planta para o melhor rendimento do fluxo de materiais e as etapas para transformação de insumos.

Gestão industrial

Vantagens do PCP

A adoção do PCP em uma indústria traz inúmeras vantagens. Entre elas, a economia de materiais, mais facilidade no cumprimento de prazos, maior satisfação dos funcionários e otimização dos recursos.

Confira a seguir outros pontos em que a utilização do PCP se torna vantajosa para a indústria:

Integração das áreas

Para atingir os resultados esperados, a integração entre todos os processos da indústria é fundamental. O setor de vendas precisa saber do estoque, que, por sua vez, necessita de dados da linha de produção e assim por diante. E o PCP é capaz de integrar e sistematizar todas as informações da empresa, inclusive de plantas diferentes.

Monitoramento

Um bom planejamento é inútil sem monitoramento. Somente por meio dele é possível descobrir falhas e apontar melhorias nos processos. Com o PCP, o controle e o acompanhamento dos processos fazem parte da aplicação da técnica.

Informação em tempo real

Ter acesso à informação é fundamental em diversos aspectos da vida — e nos negócios não é diferente. Na indústria, o grande volume de dados pode ser transformado em informações relevantes para a tomada de decisão do gestor. Por isso a necessidade de que este processo seja sistematizado.

Melhor uso da capacidade produtiva

Com planejamento, controle, monitoramento e informação, a empresa pode utilizar sua capacidade de produção de modo mais eficiente. Máquinas e funcionários parados são um desperdício da potencialidade da linha de produção e, por consequência, geram menos lucro. Com o PCP, a capacidade produtiva pode ser utilizada ao máximo.

Redução de desperdício

Perder matéria-prima e tempo é um dos principais causadores de prejuízo na indústria. E o PCP é essencial para evitar esses desperdícios. O uso de material adequado, o número de operadores suficientes e a capacidade do estoque são fatores que a utilização do PCP pode ajudar a planejar.

Funcionários mais satisfeitos

Ter equipes engajadas é um grande trunfo para o sucesso do negócio, mas não é algo simples de conseguir. O PCP, por meio da definição de metas adequadas para cada setor, ajuda a manter os funcionários motivados.

Melhora na organização e na logística

Para produzir de maneira eficiente é necessário organizar os recursos da melhor maneira, visando reduzir custos e otimizar processos. Sistematizar todas as operações internas e externas significa ampliar os ganhos da indústria.

Agora que já conhecemos as vantagens do PCP, a decisão de implantar esse sistema em uma indústria se torna mais fácil, não é mesmo? E para simplificar mais ainda esse processo, a Teklamatik oferece o ERP Radar Empresarial, uma solução que integra, de maneira inteligente, as informações de todas as áreas de uma indústria em uma só plataforma.

Com isso, além de garantir organização, controle e acesso amplo aos dados, auxiliando os gestores em suas decisões, o ERP ainda assegura o cumprimento de todas as etapas do PCP, pois melhora a comunicação entre os setores e fornece as informações necessárias sobre as atividades da indústria.

Para saber mais sobre o ERP, entre em contato conosco. Temos sempre uma equipe disponível para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas.

Compartilhar
Tags
Sobre o autor