Você sabe como usar os dados gerados na indústria a favor dela mesma?

Você sabe como usar os dados gerados na indústria a favor dela mesma?
Comentários desativados em Você sabe como usar os dados gerados na indústria a favor dela mesma? Blog,Gestão Marketing

Uma indústria gera milhares de dados diariamente. São informações sobre produtividade, qualidade, lucratividade e vários outros indicadores que demonstram o desempenho da empresa em relação a diversos aspectos. Mas você sabe como usar os dados gerados na indústria para melhorar a sua performance e conquistar melhores resultados?

A resposta não é difícil: é necessário contar com uma cultura de análise de dados, além de ferramentas que garantam o controle, a organização e a confiabilidade das informações, a fim de que elas possam dar suporte à tomada de decisão pelos gestores. Veja como é possível utilizar os dados da sua indústria a favor dela mesma neste artigo!

Desenvolva uma cultura de análise dos dados gerados na indústria

Quem administra uma empresa sabe que de nada adianta implementar uma nova ação ou política se os colaboradores não estiverem empenhados em participar dela. Isso também é verdade quando falamos sobre controle e análise de dados: se os funcionários, seja no chão de fábrica, seja no administrativo, não estiverem comprometidos com essa prática, ela provavelmente não vai gerar os resultados esperados.

Por isso, a partir do momento em que as lideranças do negócio decidem iniciar ou ampliar a análise de dados gerados na indústria, é preciso implementar uma cultura de cuidado com as informações. É necessário que todos os colaboradores entendam a importância dos dados internos e que contribuam para que eles sejam dispostos de forma correta e adequada nos sistemas utilizados pela empresa.

Dessa forma, é possível ter mais segurança sobre a confiabilidade dos dados gerados em todos os setores e, por consequência, mais assertividade na análise e tomada de decisão.

Defina indicadores de desempenho

Outro passo importante em relação à análise de dados é a definição de indicadores-chave de performance, também conhecidos como KPIs. Essas ferramentas são essenciais para a indústria, pois permitem mensurar seu desempenho em relação às suas metas.

Imagine que sua fábrica queira aumentar a produção em 30% neste ano e você decide acompanhar o setor mensalmente, a fim de entender se as ações desenvolvidas estão realmente oferecendo os resultados esperados. Nesse caso, é necessário definir indicadores de desempenho relacionados à produção, como a taxa de utilização da capacidade produtiva da indústria, por exemplo.

Dessa forma, o empreendimento foca nos dados que são realmente importantes e pode avaliar se os resultados estão sendo positivos ou não. O acompanhamento contínuo dos indicadores é importante porque permite adequar as estratégias da empresa. Se o indicador de desempenho relacionado à capacidade indicar que a sua indústria está produzindo muito menos do que poderia, essa análise deve fazer com que os gestores implementem ações para mudar esse cenário.

Confira os principais indicadores de desempenho na indústria:

Produtividade: relação entre produção e tempo, isto é, quanto um trabalhador consegue produzir em determinado período;
• Competitividade: tem relação a como a sua indústria se posiciona no mercado de uma forma melhor que a concorrência. Quanto mais benefícios, mais competitiva ela é;
• Capacidade: relação entre a quantidade e o tempo, ou seja, o quanto a sua indústria consegue produzir em determinado período;
Qualidade: relação entre o total de produtos e os produtos sem qualquer defeito ou inconformidade;
• Rentabilidade: relação percentual entre o lucro e o dinheiro investido para obter esse lucro;
• Lucratividade: relação percentual entre o lucro e as receitas totais.

Você pode ver que cada um desses indicadores faz o cruzamento entre dados diferentes para chegar a um resultado. E é daí que vem a importância de contar com informações confiáveis e atualizadas! Nesse sentido, outro conceito que você precisa conhecer é o de Business Intelligence (BI), um conjunto de técnicas e ferramentas que, a partir da análise de dados, gera relatórios qualificados para a tomada de decisão e tem sido cada vez mais utilizado na indústria.

Acesse nosso e-book sobre o poder do BI e veja como ele pode contribuir para melhorar os resultados da sua empresa. Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito agora mesmo:

Business intelligence

Como a tecnologia pode ajudar a usar os dados gerados na indústria

Como dissemos no início do texto, uma indústria gera milhares de dados todos os dias. E, para controlá-los, é preciso mais do que papel e caneta na mão ou planilhas isoladas nos computadores de cada departamento. Afinal, imagine a perda de tempo e recursos que reunir várias planilhas e cruzar as informações de cada uma poderia gerar para a empresa!

Por isso, em se tratando da análise de dados, é fundamental que as informações de toda a indústria possam ser dispostas em um mesmo sistema e que, além disso, seja possível cruzar as informações entre cada departamento, gerando relatórios qualificados. Dessa forma, a empresa ganha economia de tempo, conta com informações confiáveis e pode acessá-las a qualquer momento, pois são atualizadas em tempo real.

Um exemplo de como a tecnologia é uma aliada da análise de dados gerados na indústria é o ERP Radar Empresarial, desenvolvido pela WK Sistemas e oferecido pela Teklamatik. Essa solução consegue reunir em uma mesma plataforma as informações sobre todos os departamentos da organização. Assim, quando uma nota fiscal de compra é cadastrada, os dados, automaticamente, também são listados na área de finanças e estoque, por exemplo, em uma integração que gera economia de tempo e de recursos.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como essa solução pode beneficiar a sua indústria e melhorar seus resultados ainda mais!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor