Saiba como aumentar a lucratividade do seu negócio sem fazer loucura

Saiba como aumentar a lucratividade do seu negócio sem fazer loucura
12/12/2018 Comentários desativados em Saiba como aumentar a lucratividade do seu negócio sem fazer loucura Blog,Gestão Marketing

Como aumentar a lucratividade da empresa é a pergunta que vários empreendedores se fazem todos os dias. Em busca desse objetivo, diversos gestores acabam colocando em risco a saúde financeira do negócio, com investimentos ambiciosos ou ações que acabam não rendendo bons frutos. Por isso, ao se fazer esse questionamento, é bom incluir um trechinho a mais na questão, assim: como aumentar a lucratividade do seu negócio sem fazer loucura?

Bom, a resposta depende do perfil de cada empresa, bem como do mercado em que ela atua. Mas, de forma geral, existem algumas técnicas que você pode colocar em prática a fim de aumentar o lucro sem prejudicar as finanças, a imagem ou a produtividade do seu negócio. E para ajudar você nessa empreitada, elencamos algumas delas neste artigo. Confira!

Desenvolva um planejamento estratégico

É muito comum que os gestores vinculem o aumento do lucro com o crescimento das vendas. De fato, essa relação faz bastante sentido, porém, é necessário pensar em toda a gestão do negócio para que esse crescimento ocorra de forma contínua.

Nesse sentido, desenvolver um planejamento estratégico para a empresa é fundamental. Com esse documento, você faz uma análise do estágio atual do negócio e estabelece metas para o futuro, considerando diversos cenários, como o aumento ou a queda das vendas, a compra de maquinário, a expansão da unidade, a contratação de funcionários, entre outros.

Esse instrumento é importante porque prepara a gestão para os vários cenários que podem ocorrer em determinado período e também serve como um guia para atingir os objetivos do negócio, entre eles o aumento da lucratividade.

Outra ferramenta relevante nesse sentido é o planejamento orçamentário, que trata da projeção, do controle e do acompanhamento das finanças de forma geral e em cada departamento do negócio. Inclusive, nós desenvolvemos um e-book especial sobre este assunto, abordando sua importância e mostrando como aplicá-lo nas empresas. Para baixar, é só clicar na imagem abaixo:

Guia do planejamento orçamentário

Faça o controle dos custos

Como você já sabe, a lucratividade não está ligada apenas à venda dos produtos. Prova disso é que a outra ponta da operação também pode contribuir para aumentar o lucro. Estamos falando dos custos, um aspecto relevante para a gestão financeira do negócio.

Por isso, é importante ter um controle efetivo dos gastos, tanto para não extrapolar as contas da empresa quanto para ter mais lucro com as vendas. Veja só: o cálculo de precificação considera o custo unitário de uma mercadoria somado à margem de lucro que o empreendimento deseja.

Desse modo, se conseguir reduzir os custos, o gestor tem duas possibilidades: manter o mesmo preço de venda e gerar uma margem de lucro maior ou diminuir o preço e, possivelmente, conquistar mais clientes com um valor mais competitivo. As duas alternativas podem ser positivas, mas para escolher a melhor é necessário analisar o mercado, o público e a concorrência.

Atraia e conquiste mais clientes

Outra forma de aumentar a lucratividade é conquistar mais clientes. Aqui, não falamos apenas sobre a atração de novos consumidores, mas também da fidelização daqueles que já compraram produtos ou utilizaram os serviços da sua empresa.

Para isso, é importante investir em estratégias de marketing, em um bom atendimento e em outras facilidades que possam melhorar a experiência de compra do cliente. Dessa forma, além de atrair potenciais clientes, você faz com que eles se tornem embaixadores da sua marca, indicando o seu negócio para outras pessoas.

Como aumentar a lucratividade usando a tecnologia

Para saber como aumentar a lucratividade é essencial que você tenha informações precisas e confiáveis sobre todas as operações do seu negócio. Estamos falando dos custos com pessoal, matéria-prima e outras despesas, dos índices de produtividade e qualidade, do número de novos clientes, entre muitos outros dados que fazem parte da gestão.

É a partir dessas informações que você pode analisar cada setor e a operação geral da sua empresa, estabelecer novas ações e, por fim, acompanhar os resultados. E isso tudo só é possível com o uso da tecnologia, que é capaz de diminuir o tempo gasto com tarefas burocráticas por meio da automatização e deixar o gestor livre para pensar em ações estratégicas para o empreendimento.

O ERP Radar Empresarial é um exemplo disso. Ele integra as informações sobre cada setor da empresa em um mesmo local, tornando mais prático, seguro e confiável o controle dos dados. Com isso, você tem mais facilidade na análise das operações e na tomada de decisão. Saiba mais sobre esta solução em nosso site!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe! Nós estamos à disposição para ajudar. E no nosso blog, você também pode acessar outros conteúdos relevantes sobre gestão de empresas, aproveite!

Tags
Sobre o autor