[E-book] Bloco K e o impacto na gestão da empresa

[E-book] Bloco K e o impacto na gestão da empresa
Comentários desativados em [E-book] Bloco K e o impacto na gestão da empresa Blog,Gestão Marketing

Que seguir a legislação é essencial para qualquer empresa nem precisamos falar, não é mesmo? Mas, muitas vezes, além de garantir que se está de acordo com a lei, seguir as regulamentações também pode ajudar a otimizar os processos internos da empresa. Um exemplo disso é o Bloco K do Sped Fiscal, que altera a forma como negócios de vários portes e segmentos lidam com a gestão do estoque e da produção.

O Bloco K se refere à escrituração eletrônica do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque e faz parte do módulo EFD-ICMS/IPI, do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Em outras palavras, é por ele que as empresas devem enviar ao governo as informações relacionadas aos materiais que utiliza na fabricação dos produtos, à produção e também sobre o estoque.

Você pode imaginar que ter uma nova série de obrigações para cumprir pode dar algum trabalho, certo? E é verdade! Mas um empreendedor atento às oportunidades também pode perceber que essa é uma boa chance para otimizar a gestão das informações relacionadas à produção e ao estoque e, consequentemente, tornar mais eficientes esses processos na empresa.

Pensando nisso, elaboramos um e-book para ajudar os empresários a encararem o Bloco K com outra perspectiva: de mudança da cultura da empresa e aperfeiçoamento dos processos. Vamos ver um pouco mais sobre o que traz esse material?

O que é o Bloco K

O primeiro capítulo do e-book Bloco K e o impacto na gestão da empresa aborda o que é essa nova obrigatoriedade e quais são os deveres trazidas por ela. Nele, você vai saber mais sobre qual é o papel que sua empresa tem para fazer valer essas obrigações e que tipo de informação deve ser enviada e registrada pelo empreendimento, como perdas e sobras, requisições de mercadoria e entrada e saída de sucata, por exemplo.

Neste capítulo também falamos sobre os prazos para o envio desses dados, que podem ser diferentes em cada estado. Além disso, nesta parte do material também falamos sobre o calendário para enquadramento do Bloco K: em janeiro de 2017, por exemplo, as primeiras empresas começaram a implementar a legislação, neste caso, as indústrias classificadas nas divisões de 10 a 32 da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) com faturamento igual ou superior a R$ 300 milhões.

O calendário, porém, segue até 2022, quando as últimas empresas serão obrigadas a implementar o Bloco K. Por fim, neste capítulo ainda indicamos outro material que pode ajudar os empreendedores a compreender melhor todas as informações e detalhes relacionados à obrigação.

O impacto do Bloco K na gestão

No segundo capítulo, abordamos as duas escolhas que o empreendedor pode fazer ao cumprir as obrigações do Bloco K: reclamar das exigências e resistir às mudanças ou fazer dessa nova obrigação uma forma de otimizar a gestão da produção e estoque ― e, é claro, recomendamos a segunda opção!

Isso porque, se de um lado o detalhamento das informações solicitado pela legislação pode trazer mais trabalho à empresa, que precisa anotar dados sobre todo e qualquer material, de outro, esse detalhamento é uma oportunidade para aperfeiçoar os processos da empresa. Afinal, informações minuciosas são um dos aspectos que podem ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência do negócio.

Ainda neste capítulo, nós abordamos a necessidade de qualificar a equipe em relação às mudanças trazidas pelo Bloco K. Como dissemos, o detalhamento das informações pode tirar empresários e funcionários de sua zona de conforto e, por isso, é necessário que toda a equipe aprenda sobre as exigências e entenda que essa é também uma oportunidade para a empresa melhorar seus processos.

Como se preparar para o Bloco K

No terceiro e último capítulo do e-book, falamos sobre como a empresa pode se preparar para implementar o Bloco K. Afinal, já sabemos que ele pode trazer benefícios para a gestão da produção e do estoque, mas como trazê-lo para a prática?

Nesta parte, abordamos pontos essenciais para cumprir com assertividade as exigências do Bloco K, como o cadastro de todos os produtos, dos materiais utilizados na fabricação das mercadorias e o controle das ordens de produção, por exemplo.

Também neste capítulo, falamos sobre como um sistema de gestão integrada pode facilitar o registro e o controle de todas essas informações, como é o caso do ERP Radar Empresarial, desenvolvido pela WK Sistemas e oferecido pela Teklamatik, que além de garantir agilidade e segurança, é adaptável ao perfil e às necessidades de cada empresa.

Enfim, este é apenas um resumo do que você vai encontrar neste e-book e de como ele pode ajudar a sua empresa a encarar o Bloco K como uma oportunidade para se aperfeiçoar. Para acessar o material completo, basta clicar na imagem abaixo a fazer o download gratuitamente! Além disso, não esqueça de compartilhar o material com a sua equipe.

Bloco K

Compartilhar
Tags
Sobre o autor