6 motivos para usar a tecnologia na gestão escolar

6 motivos para usar a tecnologia na gestão escolar
Comentários desativados em 6 motivos para usar a tecnologia na gestão escolar Blog,Gestão,Tecnologia Marketing

A utilização da tecnologia na gestão escolar é capaz de promover inúmeros benefícios tanto no que diz respeito ao aprendizado quanto na própria administração, que é facilitada com o uso de ferramentas pensadas para integrar os processos internos da instituição. Entre as vantagens estão a melhoria no desempenho de alunos e professores, a organização dos processos e a integração entre escola, diretores e secretarias de educação.

Mas o que nós queremos mostrar aqui é o quanto a gestão escolar tem a ganhar com a adoção dessas tecnologias por meio de aplicativos, dispositivos e sistemas capazes de potencializar a integração e tornar o gerenciamento de uma instituição mais eficiente.

Por que usar a tecnologia na gestão escolar

Vamos dar a você 6 bons motivos para se render ao uso da tecnologia na gestão escolar. Confira!

1 – Melhora no diálogo com os alunos

Que essa é uma geração tecnológica não restam dúvidas, não é mesmo? E que o aluno deve ser o centro de qualquer gestão escolar também não, certo? Pois bem, se o objetivo principal é o aluno, todos os mecanismos, regras e ações pensadas e adotadas por uma instituição de ensino precisam ter ele como alvo central.

A internet e o uso de tecnologias com as quais esses alunos se relacionam acabaram por potencializar uma mudança no comportamento desses jovens. Se antes eles eram alunos passivos, que apenas digeriam as informações repassadas, hoje, eles assumiram o papel de protagonistas da própria educação. Estar atento a isso e dialogar com as ferramentas promotoras dessa mudança é fundamental. Portanto, a tecnologia precisa estar no centro dessa gestão, assim como os próprios alunos.

2 – Padronização do processo de gestão escolar

A tecnologia pode até parecer um bicho de sete cabeças para aquela geração que considerava o computador um grande luxo, porém, ela chegou para simplificar muita coisa e o processo de gestão escolar entra no rol das atividades que saem ganhando com a automatização. Afinal, são muitas informações produzidas diariamente no ambiente escolar e todos esses dados necessitam de organização, tanto para facilitar o trabalho da direção quanto para otimizar as ações dos professores.

Notas, avaliações de desempenho, boletins e histórico de pagamento podem ficar armazenados em um só lugar, agilizando o acompanhamento de tudo e possibilitando uma tomada de decisão rápida por meio do uso da tecnologia na gestão escolar.

3 – Possibilidade de geração de indicadores

Quando falamos em avaliação no ambiente escolar, a primeira coisa que vem à cabeça é aquela famosa e conhecida prova aplicada aos alunos, mas a gestão escolar também passa por avaliações e, em outros tempos, essa era uma tarefa bastante árdua e trabalhosa. Levantar informações, desenvolver avaliações e realizá-las com professores e funcionários da secretaria, da biblioteca, da supervisão… Ufa! Era muita gente e muita avaliação. Com isso, o tempo corria e os recursos também.

Hoje, todos esses passos podem ser resolvidos em questão de minutos com o uso de um sistema para coletar as informações. O papel do diretor, que antes era de organizar tudo isso, passou a ser o de lembrar os envolvidos a cadastrarem as informações. Com o uso da tecnologia na gestão escolar, os gestores conseguem ter um panorama geral da instituição com resultados produzidos pelos próprios envolvidos no dia a dia da escola.

4 – Acompanhamento em tempo real dos resultados

Os corredores e salas estão sempre cheios de crianças, adolescentes e jovens. Acompanhar o desempenho de cada um não é tarefa simples e exige atenção e dedicação. Agora, pense como seria dar atenção aos resultados de cada aluno se, para isso, fosse necessário manter um arquivo físico com pastas e mais pastas de relatórios. Tarefa praticamente impossível, não é?

Eis aqui mais uma vantagem de aderir à tecnologia na gestão escolar. Usar plataformas on-line nas quais os professores, orientadores, supervisores e coordenadores pedagógicos possam inserir informações a respeito de cada aluno permite que todo o corpo docente tenha acesso e saiba exatamente como está o desenvolvimento individual de cada estudante sempre que for necessário.

5 – Gerenciamento eficiente dos recursos

Já deu para notar que, ao adotar sistemas e plataformas tecnológicas capazes de otimizar o processo de gestão escolar, a redução de custos é uma consequência, não é verdade? O mais significativo, digamos assim, é em relação ao papel. Junto à economia de dinheiro, deixar o papel em segundo plano é uma prática sustentável, sendo, inclusive, um ótimo exemplo para os alunos.

Porém, a utilização da tecnologia na gestão escolar vai muito além disso. Seu uso vai ao encontro de um grande desafio das escolas atualmente, que é promover uma gestão eficiente, otimizando recursos financeiros ao mesmo tempo em que aprimora serviços, potencializando a qualidade da educação.

Ela surge para aumentar a rapidez, a segurança e a assertividade das decisões, aperfeiçoando a qualidade das informações e promovendo a mensuração dos processos pedagógicos. Com isso, o gestor tem acesso a dados fundamentais com os quais pode gerir a escola com mais eficiência e competência.

6 – Inclusão dos pais no processo de desenvolvimento dos alunos

Um dos objetivos de toda escola é inserir os pais no processo de ensino-aprendizagem e, para isso, muitas ações são pensadas a fim de promover a integração entre equipe pedagógica, pais e alunos. Assim como a tecnologia é característica dessa geração, o tempo escasso também é e, com isso, a presença dos pais na escola acaba ficando comprometida.

Então, por que não utilizar a tecnologia para promover essa aproximação? O uso dessas ferramentas permite que os pais acompanhem de forma on-line as notas das avaliações e dos trabalhos durante todo o ano letivo. Além disso, é possível promover uma interação de fato, propiciando espaços para observações e diálogo por meio dessas plataformas.

Viu só como usar a tecnologia na gestão escolar pode facilitar os processos dentro da escola, além de promover um aprendizado adequado à realidade dos alunos? Então, que tal conhecer o Sistema de Gestão Educacional Mentor, da Edusoft? Com ele, o gerenciamento das questões financeiras e o controle das diversas áreas da instituição se tornam processos muito mais simples, dinâmicos e seguros.

Entre em contato com a gente e venha conhecer os benefícios do Mentor. Estamos prontos para atender você e tirar todas as suas dúvidas!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor