Conheça os benefícios de um sistema online para a gestão da escola

Conheça os benefícios de um sistema online para a gestão da escola
Comentários desativados em Conheça os benefícios de um sistema online para a gestão da escola Blog,Gestão Luiz Cunha

A ampliação do acesso à educação e a melhoria no padrão de vida da população, experimentado a partir da segunda metade da década de 2000, levou milhares de jovens a cursinhos pré-vestibular, a uma nova população de universitários e à expansão do ensino em todas as fases da educação. Programas governamentais, como o ProUni, e planos de financiamento estudantil foram alguns dos motivadores. Assim, conforme as gerações vão passando e este acesso vai se intensificando, as exigências também aumentam. Por isso que um sistema online para a gestão da escola se faz tão necessário.

Não entendeu a relação? A gente explica!

Mais do que uma forma de qualificar a administração de uma instituição educacional, um sistema online para a gestão da escola permite mais satisfação aos alunos e professores por questões de organização das atividades e facilitação do planejamento curricular. Assim, com uma ferramenta que agilize os processos burocráticos, sobra mais tempo para estruturar um plano pedagógico que, de fato, represente um diferencial em relação aos concorrentes.

Basta ver que hoje muitos cursos, escolas e faculdades pautam seus diferenciais com base no valor das mensalidades. Contudo, mesmo que esta seja a estratégia da sua instituição, ela precisa vir acompanhada de uma preocupação com a qualidade do ensino. Inclusive porque, mais desafiador do que captar novos alunos é manter a fidelidade deles. Para isso, é necessário buscar recursos que auxiliem nesse trabalho.

Como um sistema online para a gestão da escola ajuda na fidelização

Por meio de um sistema online é possível ter controle sobre a captação de alunos, pois ele contribui muito no planejamento estratégico e financeiro da instituição. Afinal, para manter o negócio rentável é necessário mostrar para o máximo de pessoas que o seu sistema educacional funciona e que ele tem um custo-benefício positivo.

Contudo, para atingir esse padrão, é imprescindível métodos modernos que façam todos os processos transcorrerem de maneira mais tranquila. Isso vai permitir que, após essa captação, a fidelização dos alunos seja alcançada. E isso é fruto de diferentes itens como valor da mensalidade, facilidade no gerenciamento dos estudos, qualidade do corpo docente, qualidade da proposta pedagógica e infraestrutura adequada.

Manter tudo isso custa dinheiro, que pode ser economizado com processos automatizados e mais tempo para o planejamento. Mesmo sendo uma empresa, qualquer instituição de ensino precisa transparecer confiança e credibilidade ao seu público. Por isso, a qualidade do ensino jamais pode ser sobreposta à economia. Somente esse conjunto de fatores, portanto ㅡ custo-benefício, qualidade do ensino e infraestrutura ㅡ são capazes de conquistar as pessoas e mantê-las em um relacionamento com a instituição.

Para mensurar exatamente como anda a percepção dos alunos e, dependendo do caso, também dos seus pais com a instituição, é possível aplicar pesquisas de satisfação que auxiliem na observação do que precisa ser melhorado e quais são os pontos fortes destacados. A partir disso, é possível desenvolver ações que atendam aos anseios desse público.

Um trabalho qualificado da secretaria também contribui para a satisfação dos alunos e familiares, já que ali se resolvem várias questões burocráticas do curso. Sendo assim, um sistema informatizado facilita a organização das informações e o encaminhamento das demandas.

Qualidade do ensino depende de professores motivados

Falamos em planejamento pedagógico, mas ele só será efetivo caso os professores estejam motivados a cumpri-los. Eles também precisam ter tempo para exercitar a criatividade, ler, pesquisar, estudar e, assim, pensar em novas formas de desenvolver as atividades. Quer dizer, é preciso melhorar a rotina de trabalho deles também, facilitando a organização do diário de classe, o relacionamento com os gestores e outros professores e também a interação com os alunos.

Sair da organização manual é o primeiro passo para essa otimização do tempo tão necessária. Além de ser mais prática e menos cansativa. O planejamento de aulas em um ambiente online também contribui para a qualificação e o registro dos trabalhos, gerando, além de tudo, economia para o professor.

Como é ele que vai aplicar todas as ações que vão converter-se em resultados tanto para a instituição quanto na vida dos alunos, é o dia a dia dele que precisa ser pensado com muito cuidado, de modo que se garanta mais motivação e uma rotina melhor organizada.

Gestão qualificada e profissionalizada

Não podemos deixar de destacar o quanto um sistema online para a gestão da escola é indispensável para atividades comuns de qualquer instituição de ensino, mas que levam tempo e, por isso, geram custos, uma vez que são vilãs da produtividade. O processo de matrícula dos alunos é um que pode ser melhorado por meio de uma plataforma informatizada.

A documentação também é um trabalho que exige tempo e organização. Deixar tudo isso em um sistema facilita o arquivamento e a pesquisa, quando necessária. A gestão das obrigatoriedades, como o Censo Superior e o Enade, por exemplo, fica mais cuidadosa, algo de suma importância para a avaliação perante o Ministério da Educação e da própria comunidade que se relaciona com a instituição.

Toda a questão financeira, como contas a receber, contas a pagar e o controle de caixa podem fazer parte do mesmo sistema. É bem verdade que muitas empresas da área educacional utilizam softwares específicos para fazer esse trabalho. Mas se com o mesmo recurso é possível ter essas funções gerenciais e também a organização das rotinas próprias de uma escola, é mais inteligente escolher a alternativa que vai permitir todos os trabalhos em um só local, não é mesmo?

A Teklamatik oferece um software ideal que traz todas essas ferramentas que falamos aqui. É o Sistema de Gestão Educacional Mentor, da Edusoft. Ele permite a organização de todas as funções próprias de escolas, faculdades e outras instituições de ensino de maneira completa e intuitiva. Portanto, se você está buscando uma maneira de qualificar todos os processos na sua instituição, fale com a gente. Qualquer dúvida, deixe o seu comentário no espaço abaixo.

Compartilhar
Tags
Sobre o autor