Aprenda como medir os resultados de uma instituição de ensino

Aprenda como medir os resultados de uma instituição de ensino
Comentários desativados em Aprenda como medir os resultados de uma instituição de ensino Blog,Gestão Luiz Cunha

Em qualquer organização de sucesso, acompanhar a realização das atividades e mensurar seus resultados é, sem dúvida, parte fundamental da gestão. Quando falamos em administração escolar, a situação não é diferente. Definir os indicadores de desempenho e saber como medir os resultados de uma instituição de ensino é imprescindível na hora de traçar os caminhos certos para que ela cumpra com excelência sua principal missão: oferecer um serviço conceituado e promover a formação qualificada dos alunos.

Entender e engajar a equipe sobre a importância de estabelecer esses indicadores e colocar a técnica em prática de maneira adequada é fundamental para envolver os colaboradores na busca por melhores resultados, desenvolvimento profissional e crescimento da organização.

Vale ressaltar que, para garantir que as métricas representem com fidelidade os resultados almejados, é preciso assegurar que o trabalho esteja sempre alinhado aos objetivos da instituição. E é nesse ponto que todo processo pode ficar um pouco complicado. Isso porque, embora o conceito de mensuração de resultados seja não apenas aplicável, mas recomendável no universo escolar, é natural que haja um certo estranhamento por parte dos colaboradores, que podem entendê-lo como uma ferramenta restritiva e avaliativa do trabalho.

É por isso que o diálogo e a transparência são fundamentais para a instalação de um sistema de métricas em instituições de ensino. Afinal, não é obrigação dos colaboradores embarcarem nesse modelo e entenderem seu funcionamento, mas, sim, responsabilidade do gestor explicar a sua importância no processo evolutivo e incentivar a apropriação da instituição por parte dos seus profissionais.

Os principais indicadores para medir os resultados de uma instituição de ensino

Um bom caminho para que o gestor apresente todas as particularidades de como medir os resultados de uma instituição de ensino é passar por uma detalhada explicação dos seus indicadores. O objetivo, com isso, é mostrar a vasta abrangência das métricas e como elas são capazes de afetar toda a estrutura organizacional, tirando, assim, o foco de que a prática seja algum tipo de avaliação individual.

Por esse motivo, vale dar uma conferida no modo como cada um dos principais indicadores se comporta na rotina de mensuração:

1 – Indicadores de captação
Esses índices medem o desempenho da instituição no processo de atrair novos alunos. Alguns exemplos desse tipo de indicador são a quantidade de alunos a captar, a taxa de ocupação da unidade, o número de candidatos por vaga em um processo seletivo e o balanço de quantos candidatos tornaram-se alunos. Um ponto importante é que a mensuração desses resultados tem mais valor ainda quando eles são comparados a números de anos anteriores. Assim, é possível avaliar também a evolução do desempenho da organização.

2 – Indicadores de alunos
Como o próprio nome diz, essa categoria de indicadores diz respeito a números relacionados aos alunos da instituição. Medir fatores como quantos estudantes estão matriculados, quantos estão com a frequência adequada, quantos foram aprovados no último ano e quantos trancaram ou cancelaram a matrícula recentemente fornece dados indispensáveis para a performance da organização. Ter esses números em mãos pode ajudar muito os gestores a traçarem estratégias específicas de acompanhamento, retenção e melhoria da qualidade do ensino.

3 – Indicadores financeiros
Assim como qualquer outra empresa, uma escola, cursinho ou faculdade também precisa alcançar um balanço positivo entre suas receitas e despesas para se manter apta a oferecer um serviço de alto nível. Indicadores como receita líquida, taxa de inadimplência e número de alunos bolsistas são fundamentais para garantir que as contas estejam em dia e para manter a saúde financeira da instituição.

4 – Indicadores operacionais
Esses índices referem-se, basicamente, aos procedimentos administrativos. Medir quais são os serviços mais solicitados pelos alunos, estabelecer acordos de nível de serviço e o tempo necessário para a instituição processar e entregar cada um deles, além de verificar qual é o nível de produtividade da equipe responsável por essas atividades, pode ajudar a melhorar a qualidade do atendimento prestado aos alunos.

5 – Indicadores de qualidade
Nem só de indicadores quantitativos vive uma organização, certo? Não é difícil encontrar no mundo corporativo exemplos de empresas que tenham números extremamente positivos e, ao mesmo tempo, clientes insatisfeitos. Nessas circunstâncias, a companhia não vai bem, mesmo que o balanço mostre uma conta no azul. Sob essa perspectiva, é fundamental que uma instituição de ensino tenha entre seus indicadores métricas de qualidade, que podem ser obtidas e mensuradas a partir de questionários respondidos por alunos, professores, candidatos e membros da comunidade do entorno da instituição, dando um panorama de como a entidade é percebida pelas pessoas, tanto aquelas com um relacionamento direto quanto as que têm uma convivência indireta.

Há uma máxima dentro da gestão que diz: o que não é medido não pode ser gerenciado. E como você viu neste artigo, essa máxima faz total sentido para uma instituição de ensino. Então, se você, gestor de escola, cursinho ou faculdade, ainda administra com base em achismos, está mais do que na hora de parar e começar a organizar tudo isso. Uma boa dica aqui é contar com um software que possa auxiliar em toda a gestão escolar.

Entre as opções disponíveis no mercado, temos o Sistema de Gestão Educacional Mentor, desenvolvido pela Edusoft e oferecido pela Teklamatik. Com ele, além de gerenciar toda a parte financeira, você ainda pode controlar as outras áreas da instituição, como a captação de novos alunos, workflow de requerimentos e planejamento curricular, por exemplo. Com tudo organizado e registrado, fica muito mais fácil fazer uma comparação das métricas e, consequentemente, verificar os resultados.

Se você quer ter maior eficiência na gestão da sua instituição educacional, entre em contato com a gente e venha conhecer de perto o Mentor e os benefícios que ele oferece. Temos uma equipe sempre pronta para atendê-lo!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor