Inovação na indústria: um diferencial para garantir bons resultados

Inovação na indústria: um diferencial para garantir bons resultados
Comentários desativados em Inovação na indústria: um diferencial para garantir bons resultados Blog,Gestão Luiz Cunha

A inovação é parte fundamental no sucesso de uma empresa. É o que ajuda a mantê-la mais competitiva no mercado, visando sempre a expansão do seu público de interesse e a manutenção dos clientes já conquistados. Uma indústria que se propõe a ser inovadora desde o seu DNA dificilmente será colocada para trás, visto que sempre estará atenta às oportunidades para aperfeiçoar cada vez mais seus meios de produção. Mais do que em qualquer outro setor, a inovação na indústria é capaz aumentar a produtividade, incentivar o desenvolvimento de produtos mais conectados com as demandas dos clientes e, consequentemente, fazê-la trilhar um caminho de mais faturamento e produtividade.

Uma boa maneira de concretizar essa mudança é substituir maquinários antigos e obsoletos por equipamentos atualizados que ajudem a suprir as novas demandas. Mas, claro, sem esquecer que tudo deve ser feito com planejamento para que não haja desperdícios nem decisões equivocadas.

Outro ponto importante a ser considerado é o envolvimento de todos os setores neste processo. Engana-se quem pensa que isso deve se restringir às áreas administrativas. É de fundamental importância que a inovação seja aplicada em todas as áreas. E, a partir disso, por que não torná-la realidade desde o chão de fábrica?

Desse modo, é essencial que haja investimento em capacitação e treinamento para que os funcionários também incorporem esse espírito inovador. Afinal, uma empresa é formada por pessoas e dependerá delas o sucesso desta nova cultura organizacional. Então, tão importante quanto investir em tecnologia é tornar a inovação parte da indústria, fazendo com que ela esteja presente também na rotina dos funcionários.

Nesse aspecto, as lideranças são responsáveis por desempenhar um importante papel, pois a mudança será possível somente se gestores e líderes estiverem preparados para cultivar esse pensamento em suas áreas de atuação. Para saber mais, baixe gratuitamente o e-book “Os Sete Principais Erros na Gestão Industrial”:

Gestão industrial

Inovação na indústria: pense fora da caixa e mãos à obra

Pouco adianta assumir o compromisso de incorporar a tecnologia e a inovação à atmosfera empresarial, mas continuar utilizando as mesmas referências. Saia da caixa. Desbrave o mundo, vá além. Descubra o que outras indústrias têm feito de interessante que possa servir de referência. Visite feiras, participe de workshops, assista a palestras. Leia revistas e jornais, busque informações e conhecimento. Descubra novos métodos de pensar e implementar a inovação dentro de sua empresa. Fique atento às tendências do mercado nacional e internacional. Aprofunde-se no que despertar a sua curiosidade nesta busca e estude pra valer!

Conheça pessoas e converse com outros entusiastas da tecnologia. Além de manter a sua mente mais aberta e inspirada, também pode resultar em futuras parcerias e em um precioso networking, que pode render bons frutos para a sua indústria.

Após esse processo de busca por referências, é hora de compartilhar a bagagem adquirida. Apresente aos funcionários, de outros gestores aos trabalhadores do chão de fábrica, as ideias que surgiram durante o processo e estabeleça um canal de diálogo a fim de ouvir também o que eles têm a compartilhar. Verifique as possibilidades e busque meios de concretizar tudo aquilo que foi reunido no campo das ideias.

Manter os funcionários da produção envolvidos nesta etapa é necessário para que a importância do investimento em tecnologia e inovação seja efetivamente integrada ao comportamento coletivo.

Por essa mesma razão também é fundamental manter todos os gestores e líderes preparados e alinhados com esse pensamento, afinal, eles serão os responsáveis por fomentar o comportamento nos demais funcionários. Estimulá-los a exercer a empatia também é imprescindível. Uma liderança que desempenha o seu papel com maestria certamente é a que mais conquistou a confiança dos funcionários, tornando-os mais motivados a compartilharem as mesmas aspirações.

Contudo, esse planejamento vai além da gestão de pessoas. É preciso fornecer ferramentas, internas e externas, para que tal comportamento seja efetivamente desenvolvido pelos gestores e líderes. Cursos, assessoria e consultorias especializadas podem ser um bom modo de iniciar essas mudanças dentro do ambiente organizacional. É preciso mantê-los em sintonia, buscando potencializar cada vez mais o desempenho de suas funções e estimulando os demais funcionários a fazerem o mesmo.

Integração das áreas

Depois de reunir as referências, planejar, ouvir e capacitar os funcionários, é importante que tudo se integre e seja conduzido harmonicamente para que sejam obtidos resultados duradouros. Por isso, é fundamental que haja um sistema que una as diferentes áreas, centralizando as informações e as ações a serem executadas.

Para ajudar nesse processo, a Teklamatik oferece o ERP Radar Empresarial, da WK Sistemas. Responsável por integrar todas as áreas da indústria, independentemente do porte ou segmento, o ERP é uma solução completa, segura e confiável. Da equipe de vendas ao controle de qualidade, o sistema auxilia todos os setores a funcionarem de modo a proporcionar mais agilidade no desempenho de suas funções.

Bom, como vimos, reconhecer determinadas atitudes que têm de ser mudadas ou precisam ser qualificadas é extremamente saudável para iniciar um momento mais inovador na sua indústria. E nesse processo, conte com a Teklamatik para ajudá-lo! Deixe um comentário ou entre em contato com a nossa equipe. Vamos, juntos, conquistar os melhores resultados para o seu negócio!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor