[E-book] Gestão de custos: controle as finanças e aumente o lucro da sua indústria

[E-book] Gestão de custos: controle as finanças e aumente o lucro da sua indústria
Comentários desativados em [E-book] Gestão de custos: controle as finanças e aumente o lucro da sua indústria Blog,Gestão Luiz Cunha

Uma atividade básica para qualquer negócio manter as portas abertas é controlar os recursos que entram e saem do caixa. Porém, esta prática envolve muito mais do que simplesmente contabilizar os números finais. No caso da indústria, por exemplo, é necessário conhecer em detalhes cada um dos gastos da produção. Para isso, é necessário fazer uma boa gestão de custos, pois ela dá ferramentas para você administrar e controlar o uso do dinheiro, permitindo a identificação de oportunidades, o direcionamento de verbas para os setores certos, o aumento da margem de lucro e mais segurança no desempenho da produção industrial.

Porém, por mais que esse gerenciamento seja essencial para garantir a sustentabilidade da empresa, ainda há muito gestores que insistem em olhar somente para os valores que entram no caixa. O foco no faturamento, algumas vezes, pode mascarar um alto custo que a produção tem, tirando as chances do negócio lucrar ainda mais.  Para que você não caia nessa armadilha e faça uma gestão de custos eficiente, preparamos um e-book especial com informações sobre o dia a dia de uma indústria. Para fazer o download gratuito, é só clicar no link abaixo:

Gestão de custos

Para começar, falamos sobre a importância de fazer a gestão de custos, pois ela está diretamente ligada aos preços dos produtos e, consequentemente, à lucratividade do negócio. Também tiramos uma dúvida que muitos empresários ainda têm: a diferença entre custos e despesas. E para finalizar a primeira parte do material, exemplificamos o que são custos diretos e indiretos.

Na sequência, partimos para uma etapa mais prática, indicando um passo a passo para você implantar a gestão de custos na sua indústria. O nosso objetivo é que, ao implementar essa atividade, consiga aumentar os lucros e ter mais competitividade no mercado. Sugerimos que o trabalho inicie pelo levantamento de todos os custos que envolvem o seu negócio, passe pelo planejamento e por análises periódicas. No e-book explicamos cada etapa detalhadamente.

Se ficar qualquer dúvida sobre o que a sua empresa vai ganhar com isso, é só avançar para a próxima parte do material. Nela, você vai conhecer os benefícios da gestão de custos, como ter um controle maior dos riscos e alcançar o ponto de equilíbrio do negócio. Isso é possível porque este tipo de gestão trabalha com as informações reais da indústria e não com projeções ou previsões. Assim, você consegue ter um controle mais eficiente do dia a dia, planejar as ações de forma assertiva e  tomar decisões muito mais práticas e conscientes.

Fuja dos erros na gestão de custos!

Para finalizar o e-book, ainda destacamos os principais erros que são cometidos na gestão de custos e como fugir deles. Um bom exemplo é em relação ao estoque. Há indústrias que negligenciam o valor daquilo que está armazenado, esquecendo que há um custo de armazenamento, de depreciação e de reposição. É preciso entender que estoque é dinheiro, que ganha e perde valor conforme sua administração.

Outra falha que ainda é encontrada é a falta de investimento em tecnologia. O mercado disponibiliza inúmeras soluções para auxiliar empresários e gestores a fazerem uma administração eficaz, porém, há aqueles que acham tudo isso desnecessário. Um bom software, que entenda as necessidades da sua indústria, pode ser o diferencial que faltava para o seu negócio decolar.

A Teklamatik oferece o ERP Radar Empresarial, da WK Sistemas. Ele permite gerenciar e integrar diferentes setores da indústria, desde a produção até vendas, passando pela controladoria e finanças. A solução foi projetada para gerar segurança e automatizar processos, maximizar resultados e minimizar riscos. Com ela, você fica pronto para fazer uma gestão de custos eficiente do seu negócio. E não esqueça: nossa equipe está à disposição para tirar qualquer dúvida!

Gestão de custos

Compartilhar
Tags
Sobre o autor