Gestão de custos: aprenda como implementar na sua indústria

Gestão de custos: aprenda como implementar na sua indústria
Comentários desativados em Gestão de custos: aprenda como implementar na sua indústria Blog,Gestão Luiz Cunha

Há vários aspectos dentro de uma indústria que precisam de um determinado nível de atenção e planejamento. Controlar a produção é importante, verificar a compra e a utilização da matéria-prima é essencial, cuidar da produtividade da mão da obra é imprescindível. Porém, nada disso vai funcionar bem se não houver uma gestão de custos eficiente.

E por que podemos dizer isso? Porque somente gerenciando os custos é possível identificar despesas supérfluas e economizar recursos financeiros, garantindo, assim, a saúde financeira da indústria. Vamos ver um exemplo para entender melhor?

Imagine que, semanalmente, você faça o controle das horas trabalhadas e identifique que todos os funcionários estão cumprindo seus horários e batendo as metas de produção. Ok, tudo parece normal, certo? No entanto, percebeu, ao analisar o funcionamento das máquinas, que seria possível aumentar a produtividade em 5%, pois elas estavam ficando ociosas por tempo demais, mesmo com os colaboradores em horário de trabalho.

Esse tipo de constatação só é possível com uma gestão de custos eficiente, que é muito diferente de somente colocar os gastos numa planilha e pronto. Ao aplicá-la na sua indústria, você vai conseguir fazer uma análise mais profunda dos números e aprimorar ainda mais a administração do seu negócio. Porém, entendemos que mudar ou implementar uma nova forma de gerir os custos não é algo que possa ser feito da noite para o dia, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você nesse processo.

O passo a passo da gestão de custos

A primeira delas é montar um planejamento. Sem organizar a forma como tudo será feito, possivelmente o tiro vai sair pela culatra e você não vai conseguir fazer nada direito. Então, reúna sua equipe de gestores e apresente a gestão de custos a eles. O mais indicado é que o plano de execução saia dessa reunião, assim, todos estarão cientes do que e como tudo será feito.

Depois disso, cada gestor deve levar a nova proposta para sua área de atuação para mostrar como as atividades serão desenvolvidas e como os relatórios serão apresentados. Alguns pontos importantes aqui são: quem será o responsável por reunir os dados, como eles serão apresentados e com qual frequência. Dessa forma, ninguém vai ficar se esquivando ou jogando o trabalho para outra pessoa como desculpa.

O terceiro momento é botar a mão na massa: colocar no papel — ou no sistema de gestão — todos os números e informações relativos aos custos, desde uma folha de papel usada no escritório da administração até a matéria-prima necessária para a produção. Não deixe nada de fora, pois qualquer valor que “seja esquecido” pode impactar diretamente no faturamento da indústria. Às vezes não nos damos conta, mas R$ 1 ou R$ 2 de diferença numa conta pode transformar uma margem de lucro positiva em negativa.

Dentro do levantamento das informações, uma atividade que pode aprimorar ainda mais a gestão de custos é, além de registrar tudo que já foi gasto, fazer uma projeção do que se pretende gastar no futuro. Em uma economia como a nossa, nunca é demais ter previsões em médio e longo prazos.

Com tudo reunido, partimos para a etapa final, que é fazer a análise dos dados. De nada adianta ter os números organizados se não for explicado o que eles significam, certo? É muito legal dizer que empresa produziu 100 mil peças de tal produto e faturou X milhões de reais. Mas precisamos saber quanto foi gasto para produzir essas peças, quanto custou a matéria-prima, a mão de obra, a hora-máquina, entre outros. Somente assim é possível comemorar os milhões que entraram na conta da empresa, pois o valor do faturamento pode muito bem ser igual ou bem próximo dos custos, não é verdade?

Para fechar esse passo a passo, temos ainda duas dicas especiais para você. Uma delas é: aproveite ao máximo os recursos oferecidos para facilitar o seu trabalho, em especial a tecnologia. Existem no mercado diversas soluções que auxiliam no controle dos custos de uma indústria, automatizando o fluxo operacional e, consequentemente, otimizando a aplicação de recursos e diminuindo os custos que envolvem o negócio.

A Teklamatik oferece o ERP Radar Empresarial, desenvolvido pela WK Sistemas. Quando o assunto é gestão de custos, ele reúne as melhores práticas de mercado em um conjunto de ferramentas e tecnologias que permite às empresas saber exatamente quais são os custos diretos e indiretos de todo o processo produtivo. Como ele, você também consegue controlar as despesas relacionadas ao processo de comercialização dos produtos.

A outra dica é baixar agora mesmo o nosso e-book sobre Gestão de Custos. Nele, explicamos a importância de fazer a gestão de custos, detalhamos ainda mais como implementá-la na sua indústria, mostramos os benefícios de usar essa ferramenta e destacamos os principais erros que podem ocorrer e como fugir deles. Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito:

Gestão de custos

E, claro, se surgir alguma dúvida ou se você quiser conhecer mais de perto o ERP Radar Empresarial, entre em contato conosco. Nossa equipe está à disposição para atendê-lo!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor