Entenda como a tecnologia pode ajudar a combater a evasão escolar

Entenda como a tecnologia pode ajudar a combater a evasão escolar
Comentários desativados em Entenda como a tecnologia pode ajudar a combater a evasão escolar Blog,Gestão Marketing

Por mais que a tecnologia continue avançando a passos largos e sua utilização seja cada vez mais comum, existem alguns ambientes em que o seu potencial parece ainda não ter sido completamente explorado. Um grande exemplo disso é a área da educação. Em outro artigo do blog, demonstramos de que forma a tecnologia pode contribuir na captação e retenção de alunos. Com o texto de hoje pretendemos ir além. Vamos mostrar de que modo o uso da tecnologia pode também ajudar a combater a evasão escolar.

A lógica é a seguinte: de nada adianta atrair alunos se a instituição de ensino não for capaz de desenvolver estratégias para mantê-los. É fundamental que todos os professores e membros da equipe estejam aptos a lidar com a tecnologia da melhor forma, ou mesmo buscar novas maneiras de utilizá-la, para tornar o espaço educativo mais interessante e qualificar a experiência dos estudantes.

O combate à evasão escolar pede uma mudança de atitude

Antes de cobrar a iniciativa do corpo docente e dos demais funcionários, é preciso criar maneiras para que eles se sintam confortáveis com as novas tecnologias. Cursos de atualização e treinamentos específicos para determinadas ferramentas, quando somados a uma filosofia que incentive a inovação, são capazes de criar o ambiente perfeito para o desenvolvimento de práticas que tornem o dia a dia escolar mais eficiente e atrativo.

Uma vez que esta etapa esteja consolidada, é de se esperar que o uso da tecnologia vá aos poucos se tornando parte do cotidiano. É a partir deste momento que a proatividade dos professores e de quem trabalha na área administrativa precisa entrar em ação. Serão essas pessoas as responsáveis pela criação de projetos e pelo fomento de práticas que aproveitem a tecnologia em função do aprendizado e da otimização das rotinas administrativas.

Falando especificamente do aprendizado, os exemplos de um bom uso da tecnologia são diversos. Em uma aula sobre História da Arte, o professor pode utilizar uma ferramenta do Google chamada Art Project, que é basicamente uma pinacoteca virtual gigantesca. Por meio dela, os estudantes têm contato com uma quantidade de obras inconcebível para um livro didático.

Se o tema da aula for a Segunda Guerra Mundial, a série Redescobrindo a 2ª Guerra, produzida pelo National Geographic e disponível no YouTube, pode ser uma excelente alternativa aos livros e às costumeiras aulas expositivas.

Mas, claro, uma coisa não substitui a outra, estamos falando apenas em maneiras de tornar o acesso ao conhecimento um pouco mais atrativo. Ainda mais quando é fato que vivemos em um tempo em que as informações são cada vez mais partilhadas em forma de imagem do que em texto.

Como dissemos, os exemplos são os mais variados e as ferramentas, em sua maioria, estão disponíveis gratuitamente, basta os professores buscarem aquelas que melhor se adaptam às disciplinas ministradas e aos seus objetivos. Entretanto, não é somente dentro da sala de aula que a tecnologia pode ser importante. A parte administrativa também precisa ser otimizada para que a experiência dos estudantes seja a mais prática e eficiente possível.

Mesmo que grande parte do trabalho na secretaria das escolas já seja feito utilizando um computador e a internet, nem sempre essas informações são compartilhadas da melhor maneira. Pensar em ferramentas para que as informações dos alunos, como notas e frequência, sejam facilmente acessadas, é imprescindível para criar um relacionamento transparente, inclusive entre os pais dos estudantes.

E não é só isso. O acesso virtual a mensalidades, histórico escolar, biblioteca, entre outras coisas, é cada dia mais essencial a qualquer instituição de ensino. Mas não adianta só oferecer o acesso. Ele precisa funcionar corretamente. Então, apostar em uma solução completa, que facilite a integração entre os alunos e pais e a escola é um grande passo para combater a evasão escolar.

Conte com as soluções para gestão escolar disponíveis no mercado

Agora que já refletimos um pouco mais sobre a tecnologia no ambiente educacional, podemos dizer com toda certeza que não utilizá-la é impensável nos dias de hoje. Sabendo disso, a Teklamatik oferece o Sistema de Gestão Educacional Mentor, da Edusoft. Trata-se de um software pensado exclusivamente para atender às necessidades de escolas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, cursos sequenciais, faculdades, universidades, pós-graduação, extensão, cursos livres e tecnológicos.

Com ele é possível controlar com segurança todas as áreas da instituição, desde a captação de novos alunos e matrículas até o controle de notas, gestão de bibliotecas e gestão financeira. Do lado dos alunos, o acesso a atividades, trabalhos, relatórios e notas torna-se mais simples e ágil, além de permitir que eles contribuam no processo de aprendizado por meio de seus comentários e sugestões.

Confira alguns diferenciais do Mentor:

• Controle de captação de novos alunos;
• Módulo para controle da biblioteca;
• Workflow de requerimentos;
• Portal do aluno responsivo;
• Avaliação institucional;
• Planejamento curricular.

É ou não é uma solução interessante para ajudar a afastar aquele incômodo da evasão escolar? Então, não perca tempo e entre em contato conosco para conhecer de perto os benefícios do Mentor. Temos uma equipe sempre disponível para atendê-lo!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor