Como resolver a inadimplência nas instituições de ensino?

Como resolver a inadimplência nas instituições de ensino?
Comentários desativados em Como resolver a inadimplência nas instituições de ensino? Blog,Gestão Luiz Cunha

Lidar com a inadimplência nas instituições de ensino é um dos grandes desafios do setor educacional no Brasil. Para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa publicada este ano pela Serasa Experian, nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio, por exemplo, a falta de pagamento das mensalidades cresceu 8,5% em 2016 em comparação a 2015. Do mesmo modo, o ensino superior também registrou aumento na inadimplência: houve crescimento de 8,1% em 2016 em relação ao ano anterior.

A explicação para esse aumento, segundo os economistas da empresa responsável pelo estudo, são o desemprego e a recessão econômica que atingem o país. Mas diante de um cenário como este, o que fazer para resolver a inadimplência nas instituições de ensino e assegurar bons resultados na gestão escolar?

Conheça o perfil do inadimplente

Que a inadimplência precisa ser combatida para que não cause danos às finanças da instituição já está claro. Porém, de que forma fazer isso sem desgastar o relacionamento com o cliente? Uma das maneiras é conhecer o perfil do estudante inadimplente, a fim de oferecer tratamento específico a cada caso.

Isso é essencial porque existem diversos fatores que levam à inadimplência. Há o aluno que sempre procura manter as contas em dia, por exemplo, mas que por alguma razão ocasional não conseguiu cumprir com os últimos pagamentos. Neste caso, é preciso ter cuidado ao cobrá-lo e negociar a dívida para não estremecer a relação, principalmente porque este perfil de inadimplente não se reconhece como um devedor, já que sempre buscou honrar os seus compromissos.

Por outro lado, existe o inadimplente que é realmente um mau pagador, ou seja, que não se sente pressionado a cumprir o combinado nem mesmo quando cobrado. Nesse sentido, pode ser necessário pensar em uma cobrança mais pesada, com o uso de recursos jurídicos, inclusive. Além disso, vale a pena refletir sobre o quão interessante é ter como cliente alguém com esse perfil.

Há ainda o cliente que não é, necessariamente, um mau pagador, mas que é negligente com seus compromissos por várias razões, como a desorganização. Aqui, pode ser útil manter uma conversa aberta e estabelecer acordos, além de investir em formas de lembrá-lo de seus prazos.

Conhecendo o perfil do inadimplente, fica mais fácil analisar de que maneira pode ser mais eficaz cobrá-lo, prezando pela boa relação entre instituição e cliente e garantindo a eficiência nas contas do empreendimento.

Facilite o pagamento para combater a inadimplência nas instituições de ensino

Não há uma receita pronta sobre como combater a inadimplência escolar, mas há alternativas que podem facilitar o pagamento e a cobrança e sensibilizar pais e alunos em relação à importância do pagamento em dia.

Uma delas é oferecer opções de pagamento facilitadas, tanto em relação ao método quanto às condições de quitação. A instituição pode, por exemplo, disponibilizar o pagamento das mensalidades por meio do boleto bancário, cartões de crédito e débito ou ainda por meio de débito automático. Essa ação facilita muito a rotina de pais e de estudantes do ensino superior que têm uma rotina agitada e muitas vezes deixam de quitar suas obrigações pela falta de tempo.

Outra opção é oferecer condições de pagamento diferenciadas, como o parcelamento, por exemplo. Assim, a instituição recebe e os clientes, pais ou alunos, podem pagar de acordo com suas condições financeiras. Além disso, é sempre importante abrir espaço para a negociação da dívida.

Outra alternativa para sensibilizar pais e acadêmicos em relação ao pagamento em dia das mensalidades é oferecer prêmios para quem honrar seus compromissos. As opções são várias, como descontos progressivos e sorteio de brindes.

Invista em uma gestão escolar eficaz

Além das ações que elencamos até aqui, a instituição também pode contar com softwares especializados em gestão escolar, que são sinônimos de facilidade quando o assunto é controlar a inadimplência nas instituições de ensino.

Com o software de gestão educacional Mentor, da Edusoft, por exemplo, é possível controlar toda a parte financeira da instituição a partir de um sistema online que demonstra as contas a receber, despesas a pagar e o gerenciamento do fluxo de caixa, tornando-se uma mão na roda para ter o controle dos pagamentos e tomar decisões mais rápidas em relação à inadimplência.

Além disso, o software também oferece vantagens em outras áreas da instituição, como a captação de novos alunos, matrículas, planejamento curricular, gerenciamento de biblioteca e avaliação institucional. E o melhor: também é disponibilizado para alunos e professores, tornando mais prática a rotina de todos os participantes do ambiente escolar. Outra facilidade é que o Mentor conta um sistema de BI (Business Inteligence), que cria relatórios gerenciais para dar suporte às tomadas de decisões dos gestores das instituições de ensino.

Quer saber mais? Conheça todos os benefícios de um software de gestão escolar em nosso site! E se você gostou desse post, não deixe de comentar e compartilhar com os amigos!

Compartilhar
Tags
Sobre o autor