Quais estratégias utilizar na captação e retenção de alunos?

Quais estratégias utilizar na captação e retenção de alunos?
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Nos jornais, revistas, rádios e televisão os termos crise e recessão econômica ganharam muita força nos últimos anos e a instabilidade não ficou restrita à bolsa de valores e às multinacionais. Ela atingiu em cheio o mercado educacional, que se vê com uma difícil missão nas mãos: a captação e retenção de alunos.

Não que estas sejam tarefas simples, muito pelo contrário, mas cabe aos gestores educacionais e suas equipes administrativas trabalharem em ações atrativas a fim de cumprir as metas, elevar o número de novos alunos matriculados ano após ano e tornar o ambiente escolar a cada dia mais interessante, retendo, assim, os estudantes que já são da casa.

Um bom passo inicial é estar atento a dois itens básicos. Um diz respeito ao serviço que você está ofertando: a qualidade do ensino. E outro necessita de observação: o perfil dos alunos que estão procurando a instituição em busca de informações. A partir dessas duas premissas, é possível traçar ações mais assertivas para captar novos alunos e reter aqueles que já optaram pela sua escola.

Para ajudar você nesse desafio, separamos algumas dicas de como organizar-se para alcançar esses objetivos e, assim, fugir da tal crise e ofertar um bom método de ensino aos estudantes que escolhem a sua instituição. Confira!

Conheça, de fato, seus alunos

No momento de decidir em qual escola fará sua trajetória acadêmica, o estudante pesa, e muito, o quanto aquele local o faz sentir-se bem. E para que este aluno se identifique com o ambiente, ele deve proporcionar qualidade de ensino, benefícios extra classe, estrutura diferenciada, entre outros fatores que farão com que esse estudante se sinta confortável em passar boa parte da vida naquele espaço.

Portanto, é fundamental que a instituição de ensino tenha isso em mente e planeje ações e estratégias capazes de traçar um perfil destes estudantes. Descubra e conheça, realmente, seus atuais alunos e os potenciais estudantes que irão vestir a camisa da sua instituição de ensino. Faixa etária, localidade na qual mora, poder econômico, áreas de interesse e objetivos de vida, por exemplo, são informações que irão municiá-lo, fazendo com que você possa direcionar seus recursos de forma adequada para atingir o perfil traçado para a captação e retenção de alunos.

Proporcione boas experiências

Em um momento no qual fazer diferente pode ser o divisor de águas e colocá-lo à frente do concorrente, proporcionar boas experiências se torna fundamental. Em uma instituição de ensino isso vale ainda mais, afinal, é neste ambiente que o estudante passa boa parte do tempo. Então, ter um espaço agradável e com experiências interessantes é, certamente, um importante diferencial para ser a escolha de qualquer aluno.

Portanto, utilize os canais de comunicação para levantar informações relevantes a respeito daquilo que pode ser ofertado pela instituição e que seja capaz de chamar a atenção dos alunos a ponto de envolvê-los nas atividades, fazendo com que decidam passar mais tempo no ambiente escolar.

Divulgue as ações e as atividades que podem despertar este interesse e proponha benefícios, tornando a comunidade acadêmica um círculo interessante e importante para o aluno. Propiciar boas experiências e aliá-las a vantagens certamente fará você dar um passo à frente quando o assunto é captação e retenção de alunos.

Esteja presente na sua comunidade

Quem não é visto, não é lembrado. O ditado pode ser bastante clichê, mas também é muito real. Afinal, de nada adianta uma estrutura linda e moderna se sua comunidade sequer sabe que ela existe.

É fundamental investir em boa estrutura, corpo docente qualificado e tecnologia de ponta. Porém, tão importante quanto isso é fazer com que essas informações cheguem à comunidade na qual a escola está inserida, pois se ela é feita para estudantes, e para que eles a frequentem, é preciso que a conheçam, certo? Por isso, invista na promoção e na divulgação de ações que impactem a comunidade e sejam capazes de envolver os alunos já matriculados e conquistar aqueles que estão em busca daquilo que você tem a oferecer de melhor.

Teoria e prática precisam andar lado a lado

É muito mais interessante colocar ações em prática do que efetivamente desenvolvê-las e, pior ainda, analisar as métricas do quanto elas foram efetivas e converteram em bons resultados, não é mesmo? Pode até ser, mas a mensuração de resultados precisa andar lado a lado com a prática das suas ações ou seu investimento pode ir por água abaixo.

Ter a consciência do quão efetivo está sendo o resultado é fundamental para definir os investimentos e, caso necessário, pensar em novas estratégias. Os dados podem até não parecer interessantes em um primeiro momento, mas são eles que darão o norte para o caminho a ser seguido na captação e retenção de alunos.

Use a tecnologia na captação e retenção de alunos

Foi-se o tempo em que a tecnologia no espaço escolar se limitava ao laboratório de informática. Hoje, essa é a estrutura mínima e não é, nem de longe, um diferencial. Portanto, além de investir pesado em tecnologia dentro do ambiente escolar, como em bons laboratórios de química e física, por exemplo, é preciso usar também a internet a seu favor, pois não há estudante que, hoje, não esteja conectado, certo?

Mas como fazer isso? Um bom caminho é andar de braços dados com os canais online. Como já falamos por aqui, é preciso criar e proporcionar uma boa experiência ao estudante, e investir em um bom site e em páginas nas redes sociais com conteúdo relevante é uma ação que pode despertar o interesse dele.

Facilitar o acesso dos alunos aos seus dados, como avaliações, notas e histórico, também ajuda a criar uma nova experiência acadêmica, além de auxiliar na gestão escolar, claro. Portanto, invista em um bom sistema de gestão capaz de simplificar as ações administrativas e potencializar o acesso de alunos, pais e equipe docente às informações importantes da trajetória escolar.

Investir em tecnologia na gestão escolar simplifica os processos dentro da escola, promove um aprendizado adequado à realidade dos alunos e ainda torna a experiência do estudante muito mais dinâmica e envolvente.

Pensando nisso, a Teklamatik oferece o Sistema de Gestão Educacional Mentor, da Edusoft. Com ele, o gerenciamento das questões financeiras e o controle das diversas áreas da instituição são feitos com muito mais agilidade e segurança. A captação de novos alunos, o workflow de requerimentos e o planejamento curricular, por exemplo, tornam-se tarefas simples e, ao mesmo tempo, organizadas e eficientes. Assim, fica muito mais fácil comparar métricas, verificar resultados e traçar ações para melhorar ainda mais a gestão escolar e o ambiente aos estudantes.

Já para os alunos, o acesso a atividades, trabalhos, relatórios e notas torna-se mais simples, ágil e ao alcance de um toque. Além disso, a plataforma pode servir também como uma caixa de comentários, fazendo com que o estudante sinta-se integrado e participe efetivamente do planejamento de novas ações e campanhas.

Entre em contato com a gente e venha conhecer os benefícios do Mentor. Estamos aqui para ajudar você!

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